“Segunda pele – O preço da ordem”, série policial mineira com seis episódios assinada pelo cineasta Guto Aeraphe, foi selecionada para o festival francês Marseille Web Fest. O resultado da premiação será conhecido em 21 de outubro. Ela vai disputar com seriados da França, Canadá, Bélgica e Austrália, entre outros países.
A produção conta a história de Gael, cuja infância foi marcada pela morte do pai, policial assassinado durante uma operação. Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, o rapaz se vê às voltas com antigos traumas quando ocorre um assalto a banco.
O roteiro surgiu da realidade vivida pelo tenente-coronel Flávio Jackson Ferreira Santiago, o sargento Rogério Brasil e o capitão Cristiano Araújo, da PM mineira. Os três buscaram patrocínio junto ao Sicoob para realizar a série, em parceria com a CMK Filmes, de Aeraphe, e a Coruba Audiovisual.
Pracinhas e Haiti
Guto dirigiu os filmes “Heróis: O Brasil na Segunda Guerra Mundial” (2011), sobre pracinhas que lutaram na Itália, e “Cidade do Sol” (2015), cuja trama se passa no Haiti, onde o sequestro de uma jornalista desafia a missão de paz liderada pelo Exército brasileiro. Ambos levaram o diretor ao Marseille Web Fest.Aeraphe diz que “Segunda pele” tem histórias reais, mostrando o desafio que é a vida diária do policial militar. “A série traz coisas que a gente não vê; só se enxerga a farda, mas como é a vida da pessoa que está dentro da farda? O policial sai de casa e não sabe se vai voltar. Esse é o cotidiano deles”, diz.
Outro tema é a maternidade. Casada com Gael, a sargento Meire vive o conflito de ser mãe e policial, profissão que a obriga a arriscar a própria vida.
Os atores Fabiano Persi e Andressa Caetano interpretam o casal de PMs. Persi diz que ficou lisonjeado quando o capitão Cristiano Araújo o convidou para o papel. “Isso aconteceu no momento em que tudo estava parado em função da pandemia”, relembra.
No primeiro momento, o ator pesquisou, assistindo a filmes e séries sobre o tema. “Quando comentei com o capitão, ele me disse para parar, pois não era nada daquilo. A proposta era mostrar o outro lado, a vida real, os conflitos pessoais do policial militar.”
As cenas foram filmadas em Belo Horizonte e Sabará. Persi e Andressa fizeram uma semana de treinamento em um quartel da PM. A atriz gostou da experiência. “Fiquei impressionada com a convivência com os militares. Tudo o que vivi mudou a minha maneira de ver o lado deles. Eu via a farda, mas não via o ser humano que está dentro dela”, diz Andressa.
O simbolismo da farda
O coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, comandante-geral da PMMG, lembra que o título da série remete à farda, a segunda pele do policial. “É uma oportunidade para a população conhecer um pouco das nossas vivências, das nossas histórias”, acredita.O elenco conta também com os atores Ítalo Laureano, João Gonçalves, Demétrius, Patrick Giovanni, Cris Ribas, Lucas Barbosa, Cláudio Márcio, Bruno Matos e José Roberto Pereira.
“SEGUNDA PELE – O PREÇO DA ORDEM”
• Os seis episódios, com 20 minutos, estão disponíveis no YouTube (www.youtube.com/seriesegundapele)