A programação cultural deste fim de semana na capital mineira também destaca o protagonismo feminino nas artes, com dois festivais cujas programações giram em torno da música. O Mabam Festival traz como tema desta sexta edição “Mulher negra: O pilar da sociedade” e promove, neste sábado (17/9), uma grande festa aberta ao público no Barreiro. Já o Centro Cultural Vila Fátima abriga, no domingo (18/9), o Festival Sonora BH, com oficina, sarau e shows de cantoras locais.
Leia Mais
Armatrux estreia hoje musical ''Nhoque'' de graça no Parque MunicipalAline Calixto canta para crianças acompanhada de bonecos do GiramundoEspetáculo retrata processo de adoção de crianças no BrasilIsabel Teixeira diz que o Brasil apoia a vontade de mudar de Maria BruacaDisco 'Octet and originals' é o resumo suingado da obra de Antonio AdolfoDaniela Soledade lança disco com músicas de três gerações de sua famíliaTamara Franklin sobe ao palco para o show “Fugio – Rotas de fuga pro aquilombamento”, de seu mais recente álbum. Com letras que levantam discussões sobre racismo, ela exalta os traços culturais e o poder de resistência do povo negro. Atração internacional do festival, Fanta Konate leva ao público uma amostragem do jazz africano, com formação que conjuga sax, guitarra, violão, bateria e samplers.
Mart’nália encerra a série de shows apresentando sucessos que marcaram sua carreira, como “Cabide”, “Pra que chorar”, “Onde anda você”, “Namora comigo”, “Chega” e “Entretanto”.
Marlon Andreata, diretor-geral do Mabam, explica que a realização do festival, desde sua primeira edição, no Barreiro, cumpre a proposta de valorizar a região e apresentar suas potencialidades à cidade. “É uma das regionais mais populosas da cidade. A ideia é fortalecer a cultura do Barreiro para transformar esse espaço em um polo que seja reconhecido por todas as partes. A intenção do Mabam é fomentar os acessos, conectar as pessoas à ancestralidade, à história do Barreiro, e com isso ter reconhecimento no âmbito sociocultural”, diz.
Sarau das minas
Já o Festival Sonora BH promove, a partir das 16h de domingo, shows de Bia Nogueira, Malaca, Gabriela Viegas e o sarau “As mina tudo”, com apresentação de oito cantoras selecionadas por meio de edital. Antes, às 14h, a cantora Deh Muss, uma das idealizadoras do evento, ao lado de Amorina, Bia Nogueira e Flávia Ellen, ministra uma oficina de criação.
O Sonora BH nasceu em 2016, com o intuito de demarcar a presença feminina na música autoral da capital mineira. Além das apresentações de amanhã, o festival realiza um conjunto de ações formativas entre os próximos dias 26 e 29, com oficinas on-line guiadas por temas ligados ao mercado musical.
MABAM FESTIVAL
Shows de Mart’nália, Fanta Konate e Tamara Franklin, além de vasta programação. Neste sábado (17/9), a partir de 14h, na Avenida Deputado Álvaro Antônio, s/nº, Barreiro (esquina com Olinto Meireles). Acesso gratuito (sujeito à lotação)
FESTIVAL SONORA BH
Oficina de criação e shows de Bia Nogueira, Malaca, Gabriela Viegas e sarau “As mina tudo”, neste domingo (18/9), a partir das 14h, no Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima). Acesso gratuito (sujeito à lotação)