A programação cultural deste fim de semana na capital mineira também destaca o protagonismo feminino nas artes, com dois festivais cujas programações giram em torno da música. O Mabam Festival traz como tema desta sexta edição “Mulher negra: O pilar da sociedade” e promove, neste sábado (17/9), uma grande festa aberta ao público no Barreiro. Já o Centro Cultural Vila Fátima abriga, no domingo (18/9), o Festival Sonora BH, com oficina, sarau e shows de cantoras locais.
A mineira Tamara Franklin, a guineense Fanta Konate e a carioca Mart’nália são as principais atrações do Mabam, que encerra a edição deste ano – após dois dias de ações formativas – com oito horas de atrações na Avenida Deputado Álvaro Antônio, com diversas atividades, como discotecagem com DJ Black Josie, cortejo de congado, fórum de ideias e espaço com atividades recreativas para as crianças.
Tamara Franklin sobe ao palco para o show “Fugio – Rotas de fuga pro aquilombamento”, de seu mais recente álbum. Com letras que levantam discussões sobre racismo, ela exalta os traços culturais e o poder de resistência do povo negro. Atração internacional do festival, Fanta Konate leva ao público uma amostragem do jazz africano, com formação que conjuga sax, guitarra, violão, bateria e samplers.
Mart’nália encerra a série de shows apresentando sucessos que marcaram sua carreira, como “Cabide”, “Pra que chorar”, “Onde anda você”, “Namora comigo”, “Chega” e “Entretanto”.
Marlon Andreata, diretor-geral do Mabam, explica que a realização do festival, desde sua primeira edição, no Barreiro, cumpre a proposta de valorizar a região e apresentar suas potencialidades à cidade. “É uma das regionais mais populosas da cidade. A ideia é fortalecer a cultura do Barreiro para transformar esse espaço em um polo que seja reconhecido por todas as partes. A intenção do Mabam é fomentar os acessos, conectar as pessoas à ancestralidade, à história do Barreiro, e com isso ter reconhecimento no âmbito sociocultural”, diz.
Sarau das minas
Já o Festival Sonora BH promove, a partir das 16h de domingo, shows de Bia Nogueira, Malaca, Gabriela Viegas e o sarau “As mina tudo”, com apresentação de oito cantoras selecionadas por meio de edital. Antes, às 14h, a cantora Deh Muss, uma das idealizadoras do evento, ao lado de Amorina, Bia Nogueira e Flávia Ellen, ministra uma oficina de criação.
O Sonora BH nasceu em 2016, com o intuito de demarcar a presença feminina na música autoral da capital mineira. Além das apresentações de amanhã, o festival realiza um conjunto de ações formativas entre os próximos dias 26 e 29, com oficinas on-line guiadas por temas ligados ao mercado musical.
MABAM FESTIVAL
Shows de Mart’nália, Fanta Konate e Tamara Franklin, além de vasta programação. Neste sábado (17/9), a partir de 14h, na Avenida Deputado Álvaro Antônio, s/nº, Barreiro (esquina com Olinto Meireles). Acesso gratuito (sujeito à lotação)
FESTIVAL SONORA BH
Oficina de criação e shows de Bia Nogueira, Malaca, Gabriela Viegas e sarau “As mina tudo”, neste domingo (18/9), a partir das 14h, no Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215, Vila Nossa Senhora de Fátima). Acesso gratuito (sujeito à lotação)