Jornal Estado de Minas

LITERATURA

Com leitura de poemas, Nieta Palhano lança autobiografia nesta quarta-feira


Maria Antonieta Palhano, a Nieta, promove a noite de autógrafos de seu autobiográfico “Nieta: Um chão todo meu” (Editora Livros de Família), escrito em colaboração com a jornalista Marta Góes, que será lançado nesta quarta-feira (21/9), a partir das 19h, no Café do Centro Cultural Unimed-BH (Rua da Bahia, 2.244 – Lourdes).




 
Durante o lançamento, haverá leitura de trechos da obra e de poemas pela atriz Regina Braga – sobrinha da autora – e pelo filho dela, o ator Gabriel Braga Nunes. Amigos e familiares vão lembrar canções que Nieta cantava para os sobrinhos quando eram pequenos, completando a homenagem.

Nieta nasceu na década de 1930, no interior de Minas Gerais, e teve trajetória diferente da esperada para a sua época. Criança, gostava de fincar pauzinhos no chão, brincando de construir fazendas. Na contramão dos padrões sociais, dizia que quando crescesse não iria se casar e que queria ser fazendeira.
 
“Arranjo uma galinha, ela põe ovo, eu vendo; vai nascendo mais galinha, elas botam mais ovos e eu vendo”, respondeu certa vez a menina, diante da incredulidade de sua mãe. Maria Antonieta não comprou fazenda, mas virou escritora.

Aos 90 anos, comemorados em outubro de 2021, ela narra sua própria trajetória em “Nieta: Um chão todo meu”, além de revelar cenários culturais e sociais que atravessaram esta jornada.
 
“Num relato franco e saboroso, ela mostra como uma mulher solteira, nascida no interior de Minas Gerais em 1931, contrariou sem muito alarde os padrões de sua geração. Conseguiu viver plenamente: amou, teve sua casa, exerceu a vocação maternal e seguiu o que coração mandou”, afirma Marta Góes.