Jornal Estado de Minas

TEATRO

Com histórias reais, peça feminista do Grupo dos Dez volta aos palcos de BH


O Grupo dos Dez retorna aos palcos de Belo Horizonte com o espetáculo cênico-musical “Dandara para todas as mulheres”, que será apresentado em três regionais da capital mineira, começando neste sábado (24/9), às 19h, no Centro Cultural Venda Nova (Rua José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários).



Em 1º de outubro, também às 18h, haverá sessão no Centro Cultural Usina de Cultura (Rua Dom Cabral, 765 – Ipiranga) e, em 8 de outubro, no mesmo horário, no Centro Cultural Vila Santa Rita (Rua Ana Rafael dos Santos, 149, Vila Santa Rita).
 
Com referência teórica no livro “Mulher, raça e classe”, de Angela Davis, a peça aborda a luta feminista sob a perspectiva da militância negra feminina, a partir de histórias e relatos reais.

A montagem aborda a luta, solidão e resistência da mulher negra contemporânea contra o machismo e o racismo. A peça tem direção-geral e atuação de Bia Nogueira, direção musical de Débora Costa e traz no elenco Andrea Rodrigues, Juliene Lelis e Kátia Aracelle.
 
A nova temporada conta, também, com o grupo multicultural As Melíades, formado por Adriana Ferreira, Ita Ferreira, Lau Fernandes, Polly Andreys, Ravana Jesus, além das participações especiais de mulheres de comunidades periféricas de BH. A entrada é gratuita, mediante retirada de senha no local. Após as apresentações será realizado o debate “Representatividade nas artes: Limites e perspectivas”.