Jornal Estado de Minas

DO AXÉ AO BREGA

Havayanas Usadas e Beiço do Wando convidam para a folia neste sábado

Os blocos Havayanas Usadas e Beiço do Wando participam da festa “Minha carne é de carnaval”, neste sábado (1º de outubro), das 15h às 21h, na Autêntica (Rua Alvares Maciel, 312,  Santa Efigênia).



A proposta é celebrar (e antecipar) a folia popular que toma as ruas de Belo Horizonte com os dois famosos blocos da capital mineira. Havayanas Usadas promete levar o som da Bahia e do carnaval de rua para o palco, com a sonoridade dos surdos, repiques e caixas, somados a congas, xequerê, agogô, teclado, guitarra e baixo.
 
No repertório, clássicos da axé music dos anos 1980 e 1990, com sucessos que vão de Araketu a Daniela Mercury, de Banda Mel a Timbalada, de Caetano Veloso a Netinho. A presença de blocos afro como Olodum e Ilê Aiyê chamou a atenção para levadas e construções rítmicas que celebram a força, a raça, a alegria, a paz e o amor.
 
Beiço do Wando é um coletivo de músicos de Belo Horizonte que interpreta versões de canções bregas em vários ritmos: carnaval, axé, afoxé, marchinha, samba, reggae e arrocha.
 
Ele surgiu em 2015, a partir de amigos que tinham interesses em comum: música, carnaval e brega romântico. Beiço desfilou a primeira vez em 2016, levando 12 mil foliões à praça do Colégio Arnaldo, no Funcionários, e não parou mais.
 
Ingressos custam R$ 30 (meia e meia social, mediante doação de 1kg de alimento  não perecível) e R$ 60 (inteira). Informações e vendas: www.aautentica.com.br.