Jornal Estado de Minas

AUDIOVISUAL

Mostra em BH destaca o cinema feito por mulheres na Espanha


O documentário  “Breathe”, de Susanna Barranco, sobre internas no Centro Penitenciário Catalão Brians 1, que retrata o vínculo dessas mulheres com a prisão e o espaço que as limita, abre a mostra “Espacio femenino. La mirada bravía”, nesta quarta-feira (5/10), às 19h, no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), com programação gratuita até 9 de outubro.



O Instituto Cervantes, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, busca divulgar a criação audiovisual feminina desenvolvida atualmente na Espanha.
 
Além de “Breathe” (2021), a programação conta com “Destello bravío” (2021), de Ainhoa Rodríguez; “Canto cósmico. Niño de elche”  (2021), de Leire Apellaniz e Marc Sempere-Moya; e “¿Qué hicimos mal?” (2021), de Liliana Torres. Os quatro longas  jogam com os limites da ficção e do documentário.
 
A sessão dedicada a curtas-metragens reúne “Panteres” (2020)”, de Érika Sánchez; “Precaritystory” (2021), de Lorena Cervera e Isabel Seguí; e “Quebrantos” (2020), de María Elorza e Koldo Almandoz.




 
“São três peças com protagonistas femininas para configurar uma proposta muito interessante sobre as diversas possibilidades expressivas disponíveis no mundo do formato de curtas-metragens em cinema, além de reforçar o protagonismo das mulheres neste cenário”, declarou o coordenador-geral do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Manuel Valenzuela.
 
Ingressos gratuitos podem ser retirados no site https://www.diskingressos.com.br, na semana da sessão programada, ou na bilheteria, meia hora antes do início do filme. Informações e programação completa em  https://belohorizonte.cervantes.es.