Jornal Estado de Minas

LITERATURA

Autor de 'O último ancestral' lançará obra afrofuturista a público juvenil


Thiago Prata

Autor de “Rastros de resistência: histórias de luta e liberdade do povo negro” (2019) e “O último ancestral” (2021), Ale Santos prepara um romance afrofuturista voltado para o público juvenil periférico. Intitulada “Malta Indomável”, a obra tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023.




 
O vindouro livro possui laços com a narrativa e os personagens de “O último ancestral”. A história gira em torno de "um grupo de jovens desajustados que ganha poderes para competir com cybercapoeiristas em batalhas de carros".
 
Segundo Ale Santos, a nova obra abordará temas presentes no dia a dia de adolescentes das periferias, incluindo autoaceitação e construção de identidade. Além disso, as páginas estarão recheadas da linguagem do rap, do funk e do samba.
 

Poder da escrita

 
Em uma entrevista concedida ao Estado de Minas, em setembro deste ano, Ale Santos destacou o “poder da escrita” para jovens que queiram seguir o caminho da literatura. E “Malta Indomável” emerge tendo esse papel também.




 
“Espero me tornar uma referência para outros jovens negros, que, assim como eu, não fazem parte do eixo, como em capitais de estados. Mover barreiras é meu combustível. É minha grande meta também”, afirmou o escritor, nascido em Cruzeiro (SP) e que mora em Guaratinguetá (SP).
 

Projetos

 
Além de “Malta Indomável”, o autor prepara uma continuação para “O último ancestral”. A segunda parte da história ganhará o título de “A divindade digital”.
 
“Também estou trabalhando com uma HQ que vai sair no Brasil, uma coisa curta. E estou trabalhando rumo aos 200 episódios do podcast (“Infiltrados no cast”). Quero escrever mais livros e roteiros e me dedicar ainda mais”, disse ao EM.