Da redação
Livro de estreia do australiano Gregory David Roberts, “Shantaram” (2003), editado no Brasil pela Intrínseca, acompanha a jornada do próprio autor. Não faltam elementos para uma grande história, já que Roberts, ex-viciado em heroína e condenado por assalto a banco, fugiu da prisão em 1980 e escapou para a Índia, onde viveu por uma década.
Adaptado para a televisão, “Shantaram” estreia nesta sexta (14/10), no AppleTV+. Charlie Hunnan, o motoqueiro bonitão de “Sons of anarchy”, é o protagonista. Na série de 12 episódios, ele é Lin Ford, nome que adota em um passaporte falso. Depois de deixar a instituição penal australiana, chega a Bombaim (atual Mumbai) para tentar refazer a vida.
Vítima das drogas
Lin tenta desaparecer em uma cidade de milhões de habitantes, mas seu passado teima em não ir embora. Mesmo que seja um ladrão e viciado, Lin não é tão mau assim. Em flashbacks, descobrimos que ele era um trabalhador com um futuro pela frente como paramédico, mas caiu em desgraça por conta da heroína.
Recém-chegado, ele descobre que, na megalópole, os indianos de castas inferiores têm que sobreviver em meio à miséria e a surtos de cólera. Logo também arruma um amigo, que o estimula a abrir uma clínica para ajudar os doentes.
Apesar de toda a boa vontade, a jornada de redenção do personagem será recheada de problemas. Cai nas graças de um mafioso, que o vê como um recurso para manter sua posição nas áreas mais pobres de Bombaim. E Lin também conhece outros expatriados como ele, como a prostituta Lisa (Elektra Kilbey) e a imigrante suíço-americana Karla (Antonia Desplat), com quem desenvolve um relacionamento.
A série, vale dizer, é uma adaptação bastante livre do romance autobiográfico de Roberts. “Shantaram”, por sinal, foi escrito nos anos 1990, quando ele voltou à prisão na Austrália. Mas isso é outra história.
“SHANTARAM”
• Série em 12 episódios da AppleTV . Os três primeiros estreiam nesta sexta (14/10). Os demais serão lançados semanalmente, sempre às sextas.