(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Antonio Guerra lança single inspirado em personagem de Clarice Lispector

Trio incluiu "Angela Pralini" em seu primeiro álbum, "Rabo de arraia", que tem samba, frevo, maracatu, forró e ijexá dialogando com o jazz e o rock


25/10/2022 04:00 - atualizado 24/10/2022 22:30

Os integrantes do Antonio Guerra Trio, de pé, vestindo paletós azuis sorriem para a foto
Cassius Theperson, Antonio Guerra e Guto Wirtti lançam o álbum instrumental 'Rabo de arraia' (foto: Michelle Castilho/divulgação)

"Você vai ao Japão e lá só toca música brasileira. Você vai para a Europa, todo mundo pira na música brasileira. Nossa música é um bem sagrado, tento passar isso através do trio"

Antonio Guerra, compositor e pianista


Olhar o mundo sob outro eixo, no qual o cruzamento entre linguagens e estilos musicais se dá com a liberdade de criança, por meio da intuição e da sonoridade de piano, baixo e bateria. É dessa forma que o pianista carioca Antonio Guerra define “Rabo de arraia”, álbum de estreia do trio formado por ele, Guto Wirtti (baixo) e Cassius Theperson (bateria).

As 10 faixas autorais passeiam pela diversidade de ritmos populares brasileiros, com referências do jazz, soul, música clássica e do Oriente. “Os temas se desdobram em improvisos, com os quais conto estórias, afetos e lendas”, afirma Antonio Guerra.

O primeiro single lançado nas plataformas, “Angela Pralini”, inspira-se na personagem criada por Clarice Lispector no romance “Um sopro de vida” (1978). O outro é “Indonésia”. As demais faixas chegarão aos poucos ao strea- ming. O álbum completo pode ser adquirido no site oficial de Antonio Guerra.

“Rabo de arraia” é o quarto álbum do pianista – o primeiro do trio. O Brasil está representado nas composições de Guerra por meio do samba, frevo, maracatu, forró e ijexá. O pianista também trouxe para o disco influências de sua experiência no exterior. “Um pouco de rock aparece no meu som e um pouco de balada-jazz também”, afirma.

Originalidade brasileira

Guerra faz questão de deixar claro que se trata de um disco brasileiro. “Identifico-me muito com o Brasil que olha para suas tradições, mas tenta recriar algo original a partir delas”, diz. “O Brasil não conhece o Brasil, como dizia Aldir Blanc. E o Brasil é muito amado no mundo inteiro, a gente não tem a dimensão do papel que ele exerce no mundo”, garante.

Para o pianista, a melhor forma de se comunicar com o povo brasileiro é mostrar o Brasil “potente, moderno e rico”, cuja cultura encanta o mundo.

“Você vai ao Japão e lá só toca música brasileira. Você vai para a Europa, todo mundo pira na música brasileira”, observa. “Nossa música é um bem sagrado, tento passar isso através do trio.”

Guerra ressalta a importância da sinergia com os companheiros do trio, por meio de texturas e dinâmicas musicais. “Isso toca o público, porque é música fresca, muito espontânea, sentida ali na hora”, diz, referindo-se aos shows. “Apesar de ter muitas coisas organizadas, dependendo da sala, das condições e do seu estado de espírito cada momento será diferente, não tem jeito”.

O álbum, conta Guerra, tem um quê de autobiográfico. “Fiz músicas em homenagem a grandes parceiros, como o Chico Oliveira, morto em 2020 em acidente doméstico. Outra faixa é dedicada ao trompetista e compositor fluminense Silvério Pontes”, revela.

Também foram homenageados o compositor, arranjador e multi-instrumentista Yuri Villar e a cidade de Olinda. Já “Arara azul”, a penúltima faixa, sugere o voo da ave em extinção no Pantanal ameaçado.

“Tentei fazer música inspirada no fluxo do vento. E por aí vai. Estou muito empolgado com esse trabalho”, diz Guerra, elogiando Guto Wirtti e Cassius Theperson. “Eles são espetaculares.”

Agora, o pianista quer rodar o Brasil. “Temos show em Niterói em 3 de novembro, e talvez outro no Rio de Janeiro, também no próximo mês”, comenta. “Vamos ver o que rola, pois estamos muito a fim de fazer festivais de música e de compartilhar o nosso som com o público.”

capa do CD 'RABO DE ARRAIA'
(foto: Reprodução)
“RABO DE ARRAIA”

• Álbum do Antonio Guerra Trio
• 10 faixas
• Disponível para venda no site www.antonioguerramusica.com.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)