(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Djonga é a atração desta quarta (2/11) do Festival IMuNe

Rapper encerra a programação do evento destinado a dar visibilidade à arte preta em Belo Horizonte


02/11/2022 07:40 - atualizado 02/11/2022 07:46

Luigy Bitencourt*

Fotografado de perfil na Praça Sete, Djonga sorri
Djonga, que acaba de lançar seu sexto álbum, capitaneia um line up que conta também com Bia Nogueira, Raphael Sales, Cleópatra, Maíra Baldaia, entre outros (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

 
A força, a diversidade e a riqueza da cena musical preta de Belo Horizonte são celebradas pelo Festival IMuNe, que encerra nesta quarta-feira (2/11) uma programação repleta de apresentações e atividades, com destaque para a apresentação do rapper Djonga. No próximo dia 23, o evento ocupa a Cidade Alta do metaverso, com a transmissão dos shows.

De acordo com Rodrigo Jerônimo, coordenador de produção do festival, o objetivo principal é evidenciar o protagonismo negro na música. “Esse é um festival de música negra para artistas negros. Este ano, convidamos tanto produtores negros quanto brancos porque achamos importante refletir como as pessoas brancas podem contribuir com a luta antirracista na sociedade”, afirma o produtor.

Ele acrescenta que “discutir racismo dá medo. A luta antirracista precisa de aliados para além de negros e indígenas. Viemos de um momento histórico brasileiro muito polarizado. Na verdade, não é indivíduo contra indivíduo, mas a sociedade contra a opressão estrutural”, expõe.



O coletivo IMuNe surgiu em 2016, quando a musicista, atriz e produtora Bia Nogueira percebeu a necessidade da existência de um coletivo musical construído por pessoas negras. “A música preta brasileira sempre existiu e sempre foi protagonista. As pessoas negras, contudo, foram invisibilizadas”, afirma Rodrigo Jerônimo.

"Discutir racismo dá medo. A luta antirracista precisa de aliados para além de negros e indígenas. Viemos de um momento histórico brasileiro muito polarizado. Na verdade, não é indivíduo contra indivíduo, mas a sociedade contra a opressão estrutural"

Rodrigo Jerônimo, coordenador de produção do festival


Presencial

Essa é a primeira edição presencial do evento desde a eclosão da pandemia do novo coronavírus. Junto com a programação do Festival IMuNe, aberto na última segunda-feira (31/10), se deu também a primeira edição da Semana da Música Preta (SeMPre), que objetiva conectar artistas a produtores de eventos de todo o território nacional e promover o debate acerca da importância da presença da música preta para a luta antirracista.

Em seus dois primeiros dias - a última segunda (31/10) e terça (1/11) -, o festival convidou A Quadrilha, Azzula, Gui Ventura, Josy.Anne, Tom Nascimento e Bela Maria, bem como selecionou outros artistas locais mediante inscrição, para apresentar pocket shows gratuitos destinados a programadores e produtores culturais.

Nesta quarta-feira (2/11), feriado de Finados, ocorre o grande dia do festival, com destaque para a apresentação do rapper belo-horizontino Djonga, parceiro do coletivo IMuNe, que vem do recente lançamento de seu sexto álbum de estúdio, “O dono do lugar”. Além de Djonga, o evento também traz shows de Bia Nogueira, Raphael Sales, Cleópatra (membros do coletivo IMuNe), Maíra Baldaia, o rapper e digital influencer Guxta, Afronta Mc, DJ Black Josie e DJ Akila.

Sobre a transmissão dos shows no Metaverso, o produtor afirma: “Dizem que o metaverso não está no futuro, mas sim no presente. Existe um mercado em expansão na área, evidenciado pela pandemia. O metaverso foi uma opção em que os artistas conseguiram se apresentar. É uma maneira rápida e eficiente de fazer nossa divulgação e promover o debate antirracista na internet”.
 

FESTIVAL IMUNE

Nesta quarta-feira (2/11), no Odeon Hub (Av. do Contorno, 1.328, Floresta), às 20h. Ingressos: R$ 30 e R$15 (meia-entrada). 

*Estagiário sob supervisão da editora Silvana Arantes










receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)