Folhapress
O Prêmio Jabuti divulgou nesta terça-feira (8/11) os cinco finalistas de cada uma de suas 20 categorias, após ter divulgado a lista de 10 indicados no mês passado.
Na categoria de romance literário, sobraram apenas mulheres, quatro delas publicadas pela Companhia das Letras - Natalia Borges Polesso, Andréa Del Fuego, Micheliny Verunschk e Aline Bei. Completa a lista a escritora Tatiana Salem Levy, que lançou "Vista Chinesa" pela Todavia.
É uma rima com a lista do Prêmio Oceanos, também divulgada nesta terça só com mulheres entre as indicadas brasileiras, o que confirma o excelente momento vivido pela literatura feita por elas hoje.
Autores mineiros que marcaram presença na lista de 10 indicados avançaram na disputa e estão entre os finalistas nas categorias Poesia (“Risque esta palavra”, de Ana Martins Marques, e “Extraquadro”, de Ricardo Aleixo), História em Quadrinhos (“Brega Story”, de Gidalti Jr.) e Biografia e Reportagem (“Anjo mutilado”, de Marcelo Bortoloti, sobre o artista plástico Alberto da Veiga Guignard, e “Lula: Biografia - Volume I”, de Fernando Morais).
Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 24, numa cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo.