Jornal Estado de Minas

"MARAVILHOSA GAL"

Internet resgata vídeo em que Tom Zé elogia Gal Costa

Perfis nas redes sociais resgataram um trecho em que o cantor Tom Zé fala sobre a amiga Gal Costa, em 1970 no programa “Ensaio”, da TV Cultura. O vídeo viralizou após a morte da cantora, nesta quarta-feira (9/11).






No Twitter, a influenciadora Krishna compartilhou o vídeo em que Tom diz: “Gal Costa a cantora, Gal Costa a mulher, a mulher terrível, a noiva, a morta, a viúva, a maravilha. É muito difícil falar essas coisas. Não sei, Gal Costa sempre me trata com choques elétricos". Nos comentários, os seguidores lamentam a perda do ícone da MPB.

O discurso de Tom Zé tem ainda muitos mais elogios à amiga. Nas imagens, ele aparece olhando para a câmera, enquanto Gal está do lado, sorrindo com as palavras.

Gal estava acompanhada da banda Som Imaginário%u200B, formada por músicos como Wagner Tiso%u200B, Naná Vasconcelos%u200B e Robertinho Silva%u200B.

Veja a íntegra do discurso:

  

Amizade de longa data

A amizade de Gal Costa e Tom Zé completou quase 60 anos. Os dois começaram a carreira juntos nos anos de 1960, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.

Gal estreou em 1964 com o espetáculo “Nós, por exemplo…”. No ano seguinte, se mudou da Bahia para o Rio de Janeiro para substituir Nara Leão no musical “Opinião”. Também em 1965, ela fez a primeira gravação em disco no LP de estreia de Bethânia, na faixa “Sol negro”.

Em seguida, Gal gravou o primeiro compacto, com  músicas de Gil e  Caetano. O grupo continuou amigo até sua morte e Costa é madrinha de Moreno, filho de Caetano.