Perfis nas redes sociais resgataram um trecho em que o cantor Tom Zé fala sobre a amiga Gal Costa, em 1970 no programa “Ensaio”, da TV Cultura. O vídeo viralizou após a morte da cantora, nesta quarta-feira (9/11).
Gal Costa cantora, Gal Costa a Mulher, a Mulher Terrível, a Mulher Linda. A Noiva. A Morta. A Viúva. A Maravilha. É muito difícil falar essas coisas. Não sei. Gal Costa sempre me trata com choques elétricos.
%u2014 Krishna (@kribshna) November 9, 2022
pic.twitter.com/2e16MTU1PL
- Veja: A última publicação de Gal em redes sociais
- Gilberto Gil: 'Muito triste impactado
Relembre: O 'duelo' de Gal e a guitarra de Armandinho
O discurso de Tom Zé tem ainda muitos mais elogios à amiga. Nas imagens, ele aparece olhando para a câmera, enquanto Gal está do lado, sorrindo com as palavras.
Gal estava acompanhada da banda Som Imaginário%u200B, formada por músicos como Wagner Tiso%u200B, Naná Vasconcelos%u200B e Robertinho Silva%u200B.
Veja a íntegra do discurso:
- Leia: Fãs lamentam a morte de Gal Costa
Lula: 'Legado, obra e canções serão eternas como seu nome'
Dilma: 'Choque para todos nós'
Amizade de longa data
A amizade de Gal Costa e Tom Zé completou quase 60 anos. Os dois começaram a carreira juntos nos anos de 1960, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
Gal estreou em 1964 com o espetáculo “Nós, por exemplo…”. No ano seguinte, se mudou da Bahia para o Rio de Janeiro para substituir Nara Leão no musical “Opinião”. Também em 1965, ela fez a primeira gravação em disco no LP de estreia de Bethânia, na faixa “Sol negro”.
Em seguida, Gal gravou o primeiro compacto, com músicas de Gil e Caetano. O grupo continuou amigo até sua morte e Costa é madrinha de Moreno, filho de Caetano.