O ator, cantor e apresentador de TV Rolando Boldrin morreu nesta quarta-feira (9), aos 86 anos, na cidade de São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe do artista à reportagem.
Leia Mais
Gal Costa morre aos 77 anosRelembre 'duelo' de Gal Costa com Armandinho Macedo"Me orgulho de cada roupa que vesti, de cada cabelo que usei", disse GalVelório de Rolando Boldrin é aberto ao público até 15h desta quinta (10)Veja curiosidades sobre Gal Costa, que morreu aos 77 anos"Sou um ator que canta e compõe", disse Rolando Boldrin ao Estado de Minas
Nascido em 22 de outubro de 1936, Rolando Boldrin entrou para a história da cultura brasileira como um dos um dos grandes compositores, intérpretes e divulgadores da música brasileira "raiz".
O sétimo filho de uma família de doze irmãos deixou a cidade São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, aos 16 anos e se tornou ator de filmes premiados e de novelas vistas no Brasil inteiro e até no exterior, além de se tornar compositor, cantor, apresentador e um grande contados de histórias.
Entre a década de 1950 e 1980, ele trabalhou em novelas da Band, RecordTV e Tupi, como as tramas "A Muralha", "Pé de Vendo", entre outras, e conviveu ao lado de artistas importantes, como Lima Duarte, Laura Cardoso e Dionísio Azevedo. Seu último trabalho na TV foi na novela "Os Imigrantes" (Band).
A veia artística também alçou o paulista na carreira musical. Ele fez a sua estreia na música em 1960 como um participante do disco de Lurdinha Pereira, que viria a se tornar sua mulher mais tarde.
Além de lançar seu primeiro álbum solo em 1974, "O Cantadô", o artista fez sucesso no país com as músicas "Eu, a viola e Deus", "Acorda, Maria Bonita", "Moda do fim do mundo", entre outras canções.
Já como apresentador de TV, Boldrin estreou na década de 80 e esteve à frente dos programas Som Brasil (TV Globo), Empório Brasileiro (Band) e Empório Brasil (SBT). Sua última atração foi o "Sr. Brasil", na TV Cultura.
Rolando Boldrin também foi homenageado como tema do desfile da Pérola Negra no Carnaval de São Paulo, em 2010. Com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta", a escola de samba da Vila Madalena faturou um décimo lugar no desfile.
Ao seu site oficial, Rolando Boldrin se definia como um "homem de muitos talentos e muita personalidade".
"Sou fundamentalmente um ator, esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias", afirmava Rolando Boldrin.