"Viva a luta contra o fascismo, MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), Léo Péricles (candidato à Presidência pela União Popular, UP). Viva a luta contra o fascismo, a livre associação entre as pessoas. A gente tá vivo, a gente vai lutar contra vocês", grita Fabrício Soares, popularmente conhecido como FBC, no vídeo.
Nesta sexta-feira (18/11), no Twitter, FBC desabafou sobre o episódio:
FBC é natural de Santa Luzia (MG) e morou durante anos no aglomerado Cabana do Pai Tomás, em Belo Horizonte. Cria das batalhas de rap da capital mineira, ele iniciou sua trajetória no grupo DV Tribo - ao lado de Djonga, Clara Lima, Hot e Oreia - e acumula sucessos em sua carreira solo, com os álbuns S.C.A (2018), Padrim (2019), Best Duo (2020) e Baile (2021). Sua música é conhecida por enaltecer o estilo da periferia (como em "De Kenner") e criticar a polícia (Polícia Covarde").
Crítico ao presidente Jair Bolsonaro (PL), FBC e se posicionou a favor do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a campanha eleitoral de 2022. No episódio registrado ontem, não é possível saber a origem da confusão com os bolsonaristas. Os vídeos que circulam na internet mostram apenas o embate entre o público e o artista, que se posicionou contra o fascimo. Também é possível notar várias pessoas na platéia fazendo o "L" de Lula com as mãos durante a confusão.
Confronto com Nikolas
Não é a primeira vez que FBC viraliza nas redes ao combater apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em março de 2021, o rapper discutiu com o então vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PL), aliado de Bolsonaro, em live no Instagram. Confira o vídeo abaixo: O motivo foi a votação na Câmara Municipal de Belo Horizonte da matéria que vetou o empréstimo de R$ 1 bi a PBH. O ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) solicitava recursos para obras de contenção de enchentes e urbanização das ocupações em Venda Nova.
Nikolas Ferreira e FBC são ligados ao aglomerado da Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte. Em outubro de 2022, Nikolas foi eleito o deputado federal mais votado do Brasil, somando mais de 1,4 milhões de votos.
O vídeo em que FBC chama Nikolas de "playboy", repetidas vezes, até hoje circula nas redes sociais.
"Nikolas você quer falar de mim para seu público bolsominion, fã de Bolsonaro. Vamos montar uma banda aqui na Cabana independente e vamos para o debate. Aqui no seu Insta... você é um covarde, Nikolas. Você é um cara que acabou de sair da adolescência, nunca foi a lugar nenhum, um monte de livro que você não leu. Você é um playboy, branco, covarde. Nikolas você vai estar no lixo da história política dessa cidade", disse FBC durante a live.