No mês dedicado à consciência negra, momento importante para a reflexão sobre comportamentos que, em pleno século 21, ainda reforçam o racismo, o projeto Incluir Direito UFMG convidou o comediante Marcos Machado (@soumarcosmachado) para apresentar stand-up aberto ao público, nesta terça-feira (22/11), às 19h, no Auditório Maximum Alberto Deodato da Faculdade de Direito da UFMG (Avenida João Pinheiro, 100 – Centro). O espetáculo tem entrada franca, com retirada de ingressos na plataforma Sympla.
O humorista, morador de Nilópolis, no Rio de Janeiro, faz sucesso entre o público jovem. Com cerca de 430 mil seguidores no Tik Tok, Marcos compartilha várias experiências vividas por ele de forma engraçada, abordando de forma ácida e mordaz os mais diversos temas.
Desigualdade, religião, racismo e outros tipos de preconceito, como a discriminação sofrida por quem mora em certas regiões ou cidades, estão entre os temas de Machado.
Como exemplo, o próprio Marcos cita um caso real, que conta em tom de comédia em seus shows, levando plateias à gargalhada:
“Outro dia, peguei o metrô e desci na Estação de Nilópolis, de lá até minha casa faço percurso de uns 10 minutos. Nesse dia, estava voltando de um show, já era mais de meia-noite. Daí teve uma senhora que também desceu e estava fazendo o mesmo
percurso que eu. Eu andei, ela olhou pra trás e achou que eu ia assaltá-la. Daí, ela acelerou o passo, eu acelerei também, então ela atravessou a rua, eu atravessei também. Do nada, ela começou a correr. Era uma coisa de louco, e eu comecei a correr também.”