“Le monde de demain”, nova série em cartaz na plataforma Netflix, mostra o surgimento do hip-hop na França. Baseada em fatos ocorridos nos subúrbios parisienses na década de 1980, mais notadamente em Saint-Denis, a trama destaca o “lado b” da cidade associada ao luxo e ao charme, pouco visto nas produções do mainstream.
Antes da fama, a jornada do trio passa por desafios como o abuso por parte de pais violentos, o “corre” para sobreviver em Paris e repressão policial.
Bruno sofre a pressão da família para se tornar craque do time do Lens. Didier é recorrentemente espancado pelo pai, com quem vive desde a suposta morte da mãe.
Elenco de primeira
Os rapazes aprendem a dançar break, capricham nas rimas, promovem festas reprimidas pela polícia. A série mostra como surgiu o aclamado grupo NTM, formado por Kool Shen e JoeyStarr em 1989. Os rappers são brilhantemente defendidos pelos atores Anthony Bajon (Shen), Melvin Boomer (Starr) e Andranic Manet (Nasty).
Também se destaca Laïka Blanc-Francard, que dá vida a Lady V, codinome de Virginie Sullé. Dançarina, grafiteira e mulher de Kool Shen, ela morreu aos 29 anos, em acidente de carro.
A jovem Virginie frequenta os arredores do famoso condomínio modernista Les Olympiades, onde se envolve com Kool. Lady V está no centro da interseção entre grafite, rap e breakdance – pilares da cultura hip-hop. Determinada, conquista seu espaço naquele universo predominante masculino.
Em seis episódios, a série ajuda a compreender como o hip-hop surgido entre os negros norte-americanos conquistou espaço na cultura francesa.
“Le monde de demain” (“O mundo de amanhã”, em português) mostra também por que nem todos os descendentes de imigrantes africanos, árabes ou latino-americanos que fazem parte da sociedade francesa compartilham do sonho de Benzema, Pogba, Kanté e companhia de brilhar no futebol.
“LE MONDE DE DEMAIN”
Série francesa dirigida por Kattel Quillevere, Helier Cisterne, Vincent Poymiro e David Elkaim. Primeira temporada, com seis episódios. Disponível na plataforma Netflix.
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria