(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AUDIOVISUAL

Mubi lança neste domingo série dirigida por Lars Von Trier

Plataforma de streaming de filmes autorais inclui pela primeira vez em seu catálogo uma série; "Exodus" é terceira temporada de história iniciada em 1994


25/11/2022 04:00 - atualizado 24/11/2022 19:31

Homem de terno digita em laptop, enquanto outro homem, vestido de camisa branca, do lado de fora da sala, se concentra em ouvir
Os atores Lars Mikkelsen e Alexander Skarsgard estão no elenco da produção, que estreia neste domingo (foto: Christian Geisnaes/Divulgação)

Enfant terrible do cinema nórdico, o dinamarquês Lars von Trier ainda não era um diretor celebrado (e polêmico) quando lançou sua primeira, e até hoje única, série. “The Kingdom” (1994) veio antes do Dogma 95, o manifesto que ele criou preconizando mudanças radicais no fazer cinematográfico. Também é anterior a seus melhores momentos: “Ondas do destino” (1996), “Dançando no escuro” (2000), “Dogville” (2003), “Anticristo” (2009) e “Melancolia” (2011).

Muito influenciado por “Twin Peaks” (1990), de David Lynch, Von Trier criou uma série ambientada em um hospital de Copenhagen. The Kingdom, ou O Reino, foi construído sob um lago no qual os operários foram expostos a substâncias químicas. Na sala de neurocirurgia da instituição, a comunicação entre os médicos começa a falhar e erros fatais não demoram a ocorrer. A resposta parece estar no sobrenatural.

Estranha, bizarra, fora do padrão, fato é que “The Kingdom” virou cult e teve uma segunda temporada, rodada em 1997 – ganhou até uma versão americana, “Kingdom Hospital” (2004), capitaneada por Stephen King. Vinte e oito anos depois da estreia, Von Trier retomou o projeto, com “The Kingdom – Exodus”. 



A terceira temporada, com cinco episódios, será lançada a partir deste domingo (27/11), pelo Mubi. É também a primeira série a entrar no catálogo da plataforma que se dedica ao cinema mundial de autor – as duas temporadas iniciais, restauradas, estão disponíveis.

O cineasta de 66 anos, recentemente diagnosticado com Parkinson, não participou do Festival de Veneza em setembro passado, quando “Exodus” foi exibida fora de competição. As bizarrices continuam, assim como o tom politicamente incorreto. No primeiro episódio, uma voz chama a sonâmbula Karen (Bodil Jørgensen), uma idosa que foi parar no hospital guiada pela curiosidade em conhecer o prédio.   

A história avança com uma rixa entre um sueco e um dinamarquês – algo tão absurdo que é criado na instituição um grupo de apoio de nome Suecos Anônimos. O elenco traz participações de grandes nomes do cinema nórdico, como o dinamarquês Lars Mikkelsen e o sueco Alexander Skarsgard. 


“THE KINGDOM”
• As duas primeiras temporadas estão disponíveis no Mubi. A terceira, “Exodus”, será lançada neste domingo (27/11). Novos episódios sempre aos domingos, até 25 de dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)