Jornal Estado de Minas

EVENTO

'Farofa da Gkay' para internet; entenda por que a festa é tão famosa

O primeiro dia da ‘Farofa da Gkay’ colocou o nome da festa entre os assuntos mais comentados da última segunda-feira (5/12), mesmo com a vitória do Brasil em partida com a Coreia do Sul na Copa do Mundo, que agitou brasileiros dentro e fora do mundo digital. 


Até quarta-feira (7/12), o evento promete não sair da boca do povo nem dos topic trends do Twitter. São três dias de festa para cerca de 500 convidados badalados que compartilham fofocas para seguidores. Caso da influencer Vivi Wanderley, que revelou a traição da Beca Barreto durante relacionamento com Nilson Neto momentos antes de ir para a ‘Farofa’.



O garoto foi flagrado beijando Karoline Lima, ex-namorada e mãe do filho do jogador da Seleção Brasileira Éder Militão.
Já os ex-BBBs Sarah Andrade e Rodrigo Mussi agitaram as redes sociais com um beijão que ganhou as páginas de fofoca. 

Receita da farofa

Desde 2017, a ‘Farofa’, como é mais conhecida na internet, vem conquistando um espaço no calendário anual do público por unir subcelebridades, apresentações artísticas, marcas e muita fofoca.


 
O evento também é a comemoração do aniversário da comediante, que nasceu no dia 3 de dezembro. Por isso, todas as edições acontecem na primeira semana do último mês do ano.





A festa surgiu como uma resposta da influenciadora paraibana Géssica Kayane, a Gkay, aos eventos refinados de celebridades brasileiras. A comediante queria algo “raiz” para a comemoração do seu aniversário e propôs a criação da Farofa. 

“Farofa, para nós nordestinos, é um termo bastante usado. É para quando juntamos muitas pessoas. Uma traz uma coisa, outra traz outra, e aí falamos”, contou o organizador da festa, Felipe Miranda, ao UOL.

Trata-se de uma festa para os convidados ficarem bêbados, comerem bastante, beijarem e compartilharem as experiências com os seguidores, seja por meio de lives direto da festa ou por perfis de fofoca. Como amigos te contando o que aconteceu após uma festa “caótica”. 




O evento é conhecido por render fofocas de celebridades e não sair dos assuntos mais comentados (foto: Reprodução redes sociais)

Popularização 

A cada edição, a festa foi se tornando mais popular. Por causa das fofocas envolvendo a influenciadora Bianca Andrade, o evento ganhou holofotes em 2019. 


Em 2020, em razão da pandemia da COVID-19, a festa não aconteceu e foi retomada em 2021. O nome mais popular do evento foi Viih Tube, por ter beijado 48 pessoas e ter bebido demais. Foi o que faltava para explodir de vez e se tornar uma das festas mais famosas do país.

Com tamanha visibilidade, marcas viram a possibilidade de divulgar produtos e fazer ações publicitárias, o que aumentou o valor de mercado da ‘Farofa’. A festa também virou tema de conversas em programas da TV aberta. Em 2022, a mãe do comediante Paulo Gustavo, Dea Lúcia, pediu, ao vivo durante o “Domingão com Huck”, um convite para o evento.  

Farofa de ouro

Com o patrocínio de grandes marcas, a festa perdeu a cara de evento popular e ganhou um aspecto luxoso para a edição de 2022. Os convidados receberam passagens de avião - com direito a champanhe - para Fortaleza, no Ceará, onde será a festa.



A edição de 2022 acontece em um resort 5 estrelas, com diárias que podem chegar a R$ 10 mil. Gkay fechou o local para receber outros influenciadores, marcas e atrações artísticas, como a Luisa Sonza, que tocou na primeira noite. 

Ao todo são 15 atrações, incluindo Anitta, que recebeu indicação de Artista Revelação no Grammy 2023.

Bebida e comida são por conta da comediante. Segundo o cronograma divulgado nas redes sociais, a edição deste ano tem uma mistura de comidas populares brasileiras com luxos extravagantes, como feijoada na piscina. A escala do evento viralizou nas redes sociais, gerando críticas à influenciadora. 

As críticas começaram já no convite, em formato de sacola de lixo, imitando a marca Balenciaga. Dentro, constavam brindes como esmalte e maquiagem, passagem de avião e até uma joia.

O tradicional ‘Dark room’, que é um quarto com brinquedos sexuais, também chamou a atenção da internet. A estética do espaço foi dita como “cafona” e foi comparada com a decoração de banco. 





Críticas

Há também críticas por ser um evento “fútil, focado na pegação” e que os convidados são constantemente flagrados usando o celular. O investimento no evento também é alvo de críticas. Segundo Gkay, o valor chega a R$ 8 milhões.

Há quem diga que o gasto é supérfluo e que celebridades poderiam destinar o valor para ações de caridade. O “cancelamento” da festa pegou carona nas críticas dos jogadores da Seleção Brasileira que comeram carne folheada a ouro no Catar, que chega a R$ 9 mil.


A festa também acontece em meio a uma onda de cancelamento da anfitriã por suposto “ataque de estrelismo” durante as gravações do filme “Cheia de graça”, da Netflix. Além disso, a comediante foi duramente criticada pela sua participação no programa “Lady night”, de Tatá Werneck, em que ela teria forçado a barra para parecer engraçada.




 
 

Além da ‘Farofa’

Depois do sucesso da ‘Farofa da Gkay’, surgiram outras festas de famosos e influenciadores que deram o que falar na internet. É o caso do ‘São João da Thay’, de Thaynara OG, aberto ao público com venda de ingressos, e a ‘Barraca do beijo’, de Viih Tube.

Jojo Toddynho é outra que criou a própria festa. A primeira edição do ‘Halloween da Jojo’, festa logo após o divórcio da última vencedora de “A fazenda”, também conquistou os holofotes das redes sociais.