Jornal Estado de Minas

PATRIMÔNIO

Projeto Moradores, de Minas Gerais, vence o Prêmio Rodrigo Melo Franco



O Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, de Minas Gerais, é o vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco 2022, na categoria pessoa jurídica. Trata-se da maior premiação nacional referente a ações, projetos e programas voltados para o fomento, preservação e salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro que envolvam temas relacionados à memória, gestão do patrimônio, difusão e valorização dos saberes populares.





Idealizado em 2012 pela produtora Nitro Histórias Visuais e por seus quatro integrantes – o fotógrafo Marcus Desimoni, o escritor Gustavo Nolasco e os diretores Bruno Magalhães e Alexandre Baxter –, Moradores é um projeto de ocupação do espaço público pelas artes integradas (fotografia, audiovisual e literatura) e suporte à educação patrimonial.

O Projeto Moradores já passou por cinco estados brasileiros e 27 cidades/territórios, fotografando e registrando memórias afetivas, histórias orais e reflexões sobre as localidades e seus bens culturais – materiais e imateriais.
 
Uma tenda é montada na praça da cidade que receberá o projeto e cada morador é chamado a contar a sua história e a falar sobre suas memórias em relação à cidade/território onde vive. Todos esses registros são ressignificados, por meio da edição de conteúdo (fotográfico, audiovisual e literário), e devolvido à comunidade em formato de produtos culturais e educativos.
 
A agenda da temporada 2023 já está com duas cidades confirmadas: Paracatu e Cordisburgo, ambas em Minas. Informaçôes: atendimento@nitroimagens.com.br