Mineiro de Governador Valadares e radicado em São Paulo, o cantor, compositor, instrumentista e produtor Zel Moreira lança disco neste domingo (11/12), no Bar do Museu Clube da Esquina. O poeta Murilo Antunes, o compositor capixaba Chico Lessa, o baixista Beto Lopes e o baterista Cyrano Almeida estarão com ele no palco.
Leia Mais
Show 'Quatro estações' reúne filhos e netas de Beto GuedesNeste domingo, tem cantoria com Almir Sater no Palácio das ArtesGiramundo leva sua festa de 50 anos ao Parque Municipal, com entrada francaClube da Esquina aderiu (com força) ao ritmo da foliaGringos zoam álbum 'Clube da Esquina' nas redes sociaisPresente para BH: exposição tem réplica da estátua de Drummond
O autor explica que o projeto é edição especial da mídia física digital MBox, reunindo faixas no formato MP3, documentário com depoimento de integrantes do Clube da Esquina e DVD com clipes das gravações.
Zel fará pocket show com seis músicas. “A abertura será ‘Bota um rock do Lô’, porque a história do meu álbum começou com ela. Depois cantarei ‘Enquanto você me amar’, homenagem ao Chico Lessa, que participa comigo. Em seguida vem ‘No tom de sempre’, de Márcio Borges e Chico Lessa, que teve a participação do Lô Borges no disco”, diz.
O capixaba Chico Lessa está entre os pioneiros do Clube da Esquina. É amigo dos irmãos Lô e Márcio Borges desde os anos 1960. “Aquela turma toda ia para os festivais no Rio de Janeiro. Chico era o único capixaba do grupo”, explica Zel.
Lô Borges em dose tripla
A faixa “No tom de sempre” traz uma curiosidade: foi gravada três vezes, todas com a participação de Lô Borges. “Na verdade, este álbum surgiu porque o Chico me mandou a letra que escreveu em homenagem ao Lô. Ele havia ouvido ‘Muito além do fim’, parceria de Lô com Paulinho Moska, e gostou muito.” Foi assim que surgiu a letra de “Bota um rock do Lô”, musicada por Zel.
Ele diz que esta homenagem ao Clube da Esquina é diferente, “com rock and roll e guitarras pesadas”. Zel ganhou o Grammy Latino duas vezes – como autor de “Tapa na cara”, gravada por Zezé Di Camargo e Luciano, e como produtor das faixas “Valeu demais” e “Ninguém vai bagunçar minha vida”, também dessa dupla.
Chico Lessa é todo elogios para Zel. “Ele é um dos maiores produtores musicais que conheço”, afirma. No início, os dois planejavam gravar “O rock da esquina” só com o capixaba. “Porém, a coisa foi ficando tão legal com Zel cantando que falei pra ele: quem vai lançar o disco é você”, relembra.
Segundo ele, a canção “No tom de sempre” foi sua “porta de entrada” no Clube da Esquina. Nos anos 1960, Lessa morava com Tavito e Zé Rodrix no Rio de Janeiro. Convivia também com Fredera, outro integrante da banda Som Imaginário. Tavito apresentou Lessa a Márcio Borges e a Milton Nascimento. “No tom de sempre” quase foi gravada por Bituca, aliás.
Nos anos 1980, esta parceria de Márcio Borges e Lessa fez parte do álbum “Os Borges”. “Fui o único que não era da família naquele disco”, diz o capixaba. Em 2008, ele a incluiu em seu disco autoral produzido por Toninho Horta.
“Ali, a gente fez com uma onda mais praiana, com violões. Gabriel Guedes tocou bandolim e o Lô cantou comigo. Agora com esse novo projeto do Zel, tive a cara de pau de ligar para o Lô. E ele topou gravar a música de novo. Acho que sou recordista em Lô, o único cara que tem uma música registrada três vezes em gravações diferentes com ele cantando”, brinca.
O “recorde”, aliás, não parou por aí. Em 1977, Chico Lessa morou em BH, onde conviveu com os músicos Paulinho Carvalho, Claudio Venturini e Mario Castelo. Na capital mineira, o capixaba formou a banda No Tom de Sempre. “O grupo não durou muito tempo, mas a gente acabou fazendo dois shows. E o Lô participou com a gente na época”, finaliza Chico.
ZEL MOREIRA, CHICO LESSA E MURILO ANTUNES
Neste domingo (11/12), às 17h, lançamento do disco "O rock da esquina", no Bar do Museu do Clube da Esquina (Rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza). Ingressos: R$ 30. Informações: (31) 99688-0558.
“O ROQUE DA ESQUINA”
. MBox de Zel Moreira
. DMD Records
. 13 faixas
. R$ 100
. Vendas: www.dmdrecords.com.br