Escritor, poeta e nome de destaque na cultura nacional, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) está mais perto dos belo-horizontinos e visitantes da capital, que comemora 125 anos na segunda-feira (12). Natural de Itabira, na Região Central de Minas, ele é o astro da exposição Drummond no Horizonte, aberta neste domingo (11/12), na entrada do Teatro Francisco Nunes, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da cidade.
A iniciativa para comemorar os 125 anos de BH, inaugurada em 12 de dezembro de 1897, traz uma réplica do famoso monumento dedicado a Drummond existente em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde ele morou durante grande parte da vida. Trata-se de um pontos mais visitados e fotografados da capital fluminense.
Quem esteve no Parque Municipal na manhã deste domingo pôde "interagir" com o monumento em bronze e conhecer um pouco mais sobre o poeta itabirano - Drummond viveu em BH durante quase uma década e meia, a partir dos 18. Na exposição gratuita promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, via Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, há também uma instalação artística composta por tecidos pintados a partir da caligrafia do escritor. Para marcar a mostra, os visitantes receberão, como lembrança, óculos de papel semelhantes aos que Drummond usava.
O casal Iago Ferreira da Silva, promotor de vendas, e Suelen Lucas Soares, pedagoga, veio do município vizinho de Contagem para curtir o domingo ensolarado, no parque, e aproveitou para tirar fotos ao lado do poeta. "O dia está ótimo para sair de casa. E gostaria muito que todos os estudantes vissem esta exposição", disse Suellen, segurando uma frase de um poema drummondiano. Iago também gostou da mostra e lembrou que iniciativas desse tipo valorizam a cultura.
SÍMBOLO E LEMBRANÇAS DA VIDA DO ESCRITOR EM BH
Para a secretária Municipal de Cultura de BH, Eliane Parreiras, que também posou para uma foto ao lado da escultura, Drummond no Horizonte é uma ação que simboliza e relembra a vivência do escritor na cidade, a partir de uma programação gratuita e democrática. Ela considera a exposição um presente para Belo Horizonte, "pois busca aproximar as pessoas e alargar a compreensão sobre a literatura, de uma maneira interativa e, sobretudo, afetiva."
Já a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Feres, ressaltou a importância da celebração a Drummond ter como espaço o Teatro Francisco Nunes, patrimônio ambiental mais antigo da capital mineira. "O Parque Municipal e a Zona Cultural Praça da Estação, de maneira geral, fazem parte da BH em que Drummond viveu na juventude. É óbvio que, ao longo de décadas, a cidade se modificou imensamente. No entanto, esses espaços permanecem pulsantes e fundamentais para a vida cultural da capital."
CORAL SE APRESENTA NESTA SEGUNDA
A programação terá apresentação do Coral dos Desafinados, com regência de Beatriz Myrrha, no Teatro Francisco Nunes, na segunda (12/12), às 20h. Serão interpretadas canções de compositores da MPB, a exemplo de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gonzaguinha, Ivan Lins, entre outros. Milton Nascimento, que recentemente completou 80 anos, será homenageado pelo grupo.
O repertório da apresentação será composto ainda pela narração de poemas de Drummond, como Canção Amiga, Amar, Em memória de Alphonsus de Guimaraens, A palavra Minas, Infância, Além da terra, além do céu e Amanhecer. O público poderá retirar os ingressos da apresentação, de maneira gratuita, na DiskIngressos.
SERVIÇO
Visitação à réplica da escultura de Carlos Drummond de Andrade
De 11 a 22 de dezembro, das 10h às 17h
Na entrada do Teatro Francisco Nunes, na Avenida Afonso Pena, s/n, dentro do Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte
Ingresso: Evento gratuito, mediante retirada prévia de ingressos pelo Sympla, no link: https://bileto.sympla.com.br/event/66273/d/169128
Apresentação do Coral dos Desafinados - Regência de Beatriz Myrrha
Segunda-feira, dia 12, às 20h
Teatro Francisco Nunes
Ingresso: Gratuito, mediante retirada prévia de ingressos pelo DiskIngressos, no link: https://www.diskingressos.com.br/evento/4264/12-12-2022/mg/belo-horizonte/coral-dos-desafinados