Será uma aula diferente. Em “Beatles para orquestra – Concertos didáticos”, com a Orquestra Musicoop, o maestro Felipe Magalhães vai explicar a função de cada instrumento, com direito a solos de violino, viola, violoncelo e clarinete. Duas apresentações, às 18h30 e às 20h, ocorrerão nesta quinta-feira (15/12), no Memorial Minas Gerais Vale.
Os espetáculos encerram o ciclo que já passou por Itabira, Betim, Fortuna de Minas e Nova Lima. Magalhães diz que o concerto prende a atenção do público, pois o funcionamento da orquestra é apresentado de forma atrativa.
O repertório, acessível a todas as idades, também ajuda. Mesmo não entendendo de acordes, arranjos e harmonias, as crianças se divertem ao lado dos pais, “beatlemaníacos ou não”, diz ele.
Felipe Magalhães explica que tocar Beatles com roupagem instrumental passa principalmente pela questão dos arranjos, pois a Musicoop é voltada para as cordas. Mudam instrumentação e ritmo, mas a melodia e a harmonia estão lá. “É legal, porque as pessoas reconhecem as músicas, mas com outra sonoridade, de um outro jeito”.
O repertório de hoje terá “Yesterday”, “Eleanor Rigby” e “Here comes the sun”, entre outros clássicos do quarteto de Liverpool.
“BEATLES PARA ORQUESTRA”
Nesta quinta-feira (15/12), às 18h30 e às 20h. Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários). Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão.
* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria