Jornal Estado de Minas

CINEMA

Mostra de Natal tem monstros de 'Gremlins' e violência de 'Duro de matar'


O Cine Humberto Mauro realiza a “Mostra especial de Natal”, apostando no charme da telona para exibir filmes tradicionais desta época do ano. Estarão em cartaz as franquias “Gremlins” (1984-1990) e “Esqueceram de mim” (1990-2021).





O curador Vitor Miranda diz que a mostra volta à sala de cinema depois de ser suspensa em 2019 por causa da pandemia. “São longas que as pessoas gostam de rever nesta época do ano”, diz ele. “Não tem muita graça ver filme de Natal em julho.”

Se “Esqueceram de mim” traz visão mais tradicional do Natal, “Gremlins”, cheio de monstrinhos, se afasta um pouco dessa perspectiva, misturando o fantástico e o macabro.

Com direito a sessão comentada pelo crítico Renan Eduardo, vai passar também “Duro de matar” (1988), filme de ação cuja trama ocorre no período natalino.

Renan Eduardo diz que “mistura muito bacana” explica a seleção deste longa, por sinal bastante violento, para a mostra de Natal.

“O filme tem subtexto muito interessante que diz dos Estados Unidos no final dos anos 1980, período pós-guerra do Vietnã e seu fracasso. O cinema pré-'Duro de matar', de ação principalmente, tinha relação propagandista muito explícita do Rambo, do Schwarzenegger, dos fortões. Depois do fracasso da guerra, o jogo se inverte. Não é mais o americano invadindo outros países, é a ameaça externa que vem para os Estados Unidos, ameaçando os valores tradicionais da família americana.”





Renan Eduardo vai participar da sessão comentada de “Duro de matar” na quarta-feira (21/12), às 17h30.

MOSTRA ESPECIAL DE NATAL

Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro), com entrada franca. Nesta terça (20/12): às 16h, “Gremlins” (1984); às 18h, “Gremlins 2: A nova geração” (1990); às 20h, “Esqueceram de mim” (1990). Quarta (21/12): às 15h, “Esqueceram de mim 2 – Perdido em Nova York” (1992); e às 17h30, “Duro de matar” (1988), sessão comentada por Renan Eduardo. A mostra vai até sexta-feira (23/12). Programação completa: www.fcs.mg.gov.br


* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria