(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEATRO

"O boi e o burro no caminho de Belém" ganha temporada on-line gratuita

Com música de Tim Rescala e direção de Cacá Mourthé, a peça de Maria Clara Machado pode ser vista até 25 de dezembro


20/12/2022 04:00 - atualizado 19/12/2022 23:08

Atores caracterizados como Jesus, Maria e reis magos no espetaculo O boi e o burro no caminho de Belém
Espetáculo "O boi e o burro no caminho de Belém" está disponível na plataforma Espetáculos Online (foto: Ana Clara Miranda/divulgação)

Encenada pela primeira vez em 1953, “O boi e o burro no caminho de Belém” é uma das mais emblemáticas peças de Maria Clara Machado, referência da dramaturgia para crianças no Brasil e fundadora do Tablado.
 
Quase 70 anos após sua estreia, o texto agora ressurge como ópera infantil. Com música e libreto de Tim Rescala, direção cênica de Cacá Mourthé e regência da maestrina Priscila Bomfim, o espetáculo é um auto de Natal cheio de humor e brasilidade. A montagem ganha temporada virtual gratuita até domingo, 25 de dezembro, na plataforma Espetáculos Online (https://espetaculosonline.com).
 
A montagem foi gravada em novembro durante temporada presencial na Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro. O espetáculo poderá ser assistido em qualquer dia e horário durante a temporada, basta acessar o link.

Num estábulo muito simples, mas acolhedor, o Boi e o Burro, figuras presentes no tradicional presépio de Natal, narram a história da noite do nascimento de Jesus Cristo. Com olhar singelo, os dois tentam entender o mistério da Estrela de Belém, que veio parar em cima do seu estábulo, e a presença de reis, pastores e anjos, além de Maria e José.
 
“O boi e o burro no caminho de Belém” foi a primeira peça escrita pela mineira Maria Clara Machado. Radicada no Rio de Janeiro, ela é considerada pioneira do teatro infantil brasileiro.
 
Inicialmente pensado para o teatro de bonecos, o auto acabou sendo montado com atores. “Maria Clara Machado costumava chamá-lo de ‘farsa-mistério de Natal’. É uma história singela, poética e atemporal. Por isso agrada há tanto tempo crianças de todas as idades”, explica Cacá Mourthé, diretora do Tablado, que leva adiante o legado de Maria Clara.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)