Jornal Estado de Minas

PAIS E FILHOS EM HOLLYWOOD

Capa de revista sobre 'nepo baby' viraliza nas redes sociais

O termo 'Neo Baby', ou ‘Bebês do nepotismo’, em português, provocou discussões em Hollywood e nas redes sociais. A popularidade este ano foi tanta que a revista norte-americana New York publicou uma capa com a manchete ‘O ano do nepo baby', na última segunda-feira (19/12), e uma série de artigos sobre o tema.

 
Com a frase ‘ela tem os olhos da mãe e um agente' em letras rosas, a imagem faz uma montagem com o rosto de celebridades que são filhos de artistas em um berçário. As atrizes Dakota Johnson, Lily-Rose Depp e Zoë Kravitz e o ator Ben Platt estão na capa. 




 
Os artigos da revista também foram publicados na Vulture, que é o site de cultura da New York. Entre eles, um guia com vários “bebês do nepotismo”, que mostra gerações de artistas com a mesma profissão ou celebridades que têm graus de parentescos - como a cantora Miley Cyrus que é afilhada da cantora Dolly Parton - ou pais que tinham contato na indústria do entretenimento, como jornalistas, maquiadores, produtores musicais, teatrais e cinematográficos, entre outros. 
 
A capa e os artigos dividiram opiniões. Algumas celebridades defendem que ser filho de famoso pode até abrir caminhos, mas não necessariamente garante ser bem sucedido, e é preciso talento e trabalhar duro. 

“Os bebês nepo com os quais vocês deveriam se preocupar são os que trabalham para escritórios de advocacia, os que trabalham para bancos e os que trabalham na política. Se estivermos falando sobre as consequências do mundo real e o roubo de oportunidades das pessoas. Mas, isso não é da minha conta”, escreveu a cantora Lily Allen após a publicação da capa da New York Magazine.




 
Em novembro deste ano, a modelo e atriz Lily Rose-Depp, filha do ator Johnny Depp e a cantora francesa Vanessa Paradis, criticou o uso do termo ‘Nepo baby’. “As pessoas vão ter ideias preconcebidas sobre você ou como você chegou lá, e posso dizer com certeza que nada vai te dar o papel, exceto estar certo para o papel. A internet se preocupa muito mais com quem é sua família do que com as pessoas que estão colocando você nas coisas. Talvez você coloque o pé na porta, mas você ainda tem o pé na porta. Há muito trabalho que vem depois disso”, disse em entrevista à revista Elle.
 
Já outras pessoas rebatem que ser filho de alguém da indústria do entretenimento aumenta as oportunidades. Como foi o caso da modelo Vittoria Ceretti, que postou um desabafo no Instagram em resposta a Lily Rose-Depp. A artista pontuou que trabalha desde os 14 anos para conquistar os sonhos, já que não é filha de famosos. 
 
“Tenho muitos 'nepo friends' que respeito. Eu não nasci em um travesseiro confortável e sexy com uma vista. Eu sei que não é sua culpa, mas por favor, aprecie e conheça o lugar de onde você vem”, comentou. 




 
A atriz Jamie Lee Curtis, filha da estrela de Psicose, Janet Leigh, e do ator Tony Curtis, comentou que o trabalho dos pais influenciou na decisão de produtores ao contratá-la no filme Halloween. “Eu nunca vou fingir que consegui isso sozinha, como se eu fosse apenas uma garotinha do nada entendendo. Claramente, eu tinha uma vantagem”, disse ao The New Yorker. 
 
Anônimos também comentaram essa situação. O termo ‘Nepo baby’ já é popular nas redes sociais. Mas, após a postagem da revista New York, a discussão efervesceu. "Nepo babies mostram q talento é um mito e sucesso é só um conjunto de fatores que não dependem apenas de um único sujeito", escreveu um perfil no Twitter.
 
Outros usuários da rede social pediam um artigo com os nepo babies brasileiros.