Jornal Estado de Minas

MÚSICA

Trilhas de clássicos do cinema ganham releitura da Orquestra Sesiminas

A Orquestra Sesiminas reúne duas paixões que se tornaram tradição natalina: música e cinema. No concerto desta sexta-feira (23/12), sob comando do maestro Felipe Magalhães, o grupo vai executar trilhas sonoras de filmes americanos que fazem parte do imaginário popular.




 
Cenas de destaque de cada produção serão exibidas durante a apresentação no Teatro Sesiminas, seleção que ficou a cargo da Hatari Filmes.
 
“A gente mandou as músicas gravadas e eles fizeram a edição das cenas por cima da trilha, então tem um diálogo entre as músicas e o que é projetado”, conta o maestro. “Esse concerto agrada a todo mundo, de crianças a adultos”, garante.
 
O repertório traz temas dos clássicos “Psicose” (1960), dirigido por Alfred Hitchcock, compostos por Bernard Herrmann, e de “Era uma vez na América” (1984), de Sergio Leone, que tem músicas de Ennio Morricone.




 
Também fazem parte do espetáculo músicas das franquias “Piratas do Caribe” e “Guerra nas Estrelas”, além das séries “Game of thrones” e “A Pantera Cor-de-Rosa”.

Desafio em "Psicose"

O maestro conta que a trilha mais desafiadora, do ponto de vista técnico, foi a de “Psicose”. Macabra como o filme e cheia de dissonâncias, ela se alterna entre momentos soturnos e de agitação, como a famosa cena da facada no banheiro protagonizada por Janet Leigh na pele de Marion Crane.
 
Por outro lado, comenta Magalhães, a genialidade do italiano Ennio Morricone torna especial a trilha de “Era uma vez na América”, definida por ele como “obra-prima”.
 
O cancioneiro de filmes já fazia parte do repertório da orquestra antes do projeto Cine Concerto. No início do ano, houve demanda da Embaixada dos Estados Unidos à orquestra para homenagear o cinema de Hollywood. Assim, a seleção acabou abrangendo produções e coproduções americanas consagradas. Alguns arranjos, como o da trilha de “Forrest Gump” (1994), foram feitos especialmente para a Orquestra Sesiminas.




 
As “cerejas do bolo”, segundo o maestro, são dois medleys executados ao final do espetáculo. O primeiro, arranjado por Fred Natalino, reúne temas de “Golpe de mestre” (1973), “O mágico de Oz” (1939), “A noviça rebelde” (1965), “Titanic” (1997), “O poderoso chefão” (1972) e “Cantando na chuva” (1952).
 
O segundo medley é um especial de Natal, com arranjo assinado por Leroy Anderson, enquanto projeções na tela remetem a esta época do ano.
 
Os ingressos do primeiro lote já se esgotaram. Novo lote deve ser colocado à disposição do público duas horas antes do concerto desta sexta-feira.

CINE CONCERTO

Orquestra Sesiminas apresenta trilhas de filmes consagrados. Nesta sexta-feira (23/12), às 20h30, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia). Entrada franca. Ingressos devem ser retirados no site Sympla, limitados a duas unidades por CPF.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria