Emocionada, Cacala Carvalho segura o microfone e canta

Cacala Carvalho compôs canção em que o rock tem ciúmes do samba

Aloizio Jordão

"Meu disco fala sobre o amor e ídolos (...) Fala também sobre Niterói, celeiro de grandes artistas"

Cacala Carvalho, cantora e compositora


Integrante do grupo Arranco de Varsóvia, criado em 1997 por compositores, instrumentistas e cantores do Rio de Janeiro dedicados ao samba, Cacala Carvalho lança o EP “Nós” pelo Zênitha, selo alternativo que busca oferecer opções musicais diferenciadas ao público.

Cacala, Marianna Leporace, Felipe Radicetti e Rômulo Gomes são os donos do selo. “A gente está correndo um pouco por fora dos meios habituais de divulgar nossa música. Fazemos isso por meio do nosso site”, ela diz.
 
O EP traz seis singles autorais Lançados anteriormente, todos ganharam nova remasterização. “Como as seis músicas já estavam preparadas, produzidas e muito bem gravadas, resolvi organizá-las no EP ‘Nós’”, conta.

A faixa-título foi composta por Cacala, assim como “Arranco n'roll”. “Tenho parcerias em ‘Castelo Itaipu’, com Daniel Cahon, ‘Itacoá’, com Alain Pierre, ‘Mestres meus’, com Alexandre Lemos, e ‘Amor’, com Fernando Caneca”, enumera.

Flenks e filhos

A cantautora destaca também participações especiais no EP. O power trio Flenks, formado por Fernando Caneca (guitarra), Cesinha (bateria) e Fernando Nunes (baixo), gravou “Mestres meus”. Na faixa “Amor”, a cantora está acompanhada dos filhos, o acordeonista Felipe Caneca e o violonista Fernando Caneca Neto, o Canequinha.

“Ficou um trabalho bem interessante, que contempla algumas vertentes da minha forma de compor”, afirma Cacala. “Meu disco fala sobre o amor e ídolos. 'Mestres meus’ é homenagem a Moraes Moreira (1947-2020). Fala também sobre Niterói, celeiro de grandes artistas, onde passei a infância e, hoje em dia, se tornou a minha cidade.”

A artista destaca a faixa “Arranco n’roll”, composta por ela quando começou a cantar. “Tenho uma formação de MPB, mas também muito do rock brasileiro de Zé Rodrix e Rita Lee”, comenta Cacala, que se diz influenciada pelo rock setentista da banda Os Mutantes.

Esta canção surgiu quando ela ingressou no sambista Arranco de Varsóvia. “É como se fosse o rock com ciúme do samba”, comenta.

“‘Arranco n’roll’ é gravação antiga, do início de 2005. Coloquei do jeito como  fiz, uma produção doméstica. Gravei em casa, é muito interessante a sonoridade, que tem coisas da música eletrônica. É meio fase precursora do rock eletrônico”, observa.

“Amor”, “Mestres meus” e “Castelo Itaipu” têm clipes disponíveis no canal de Cacala no YouTube. “Itacoá”, homenagem a Itacotiara, praia de Niterói, ganhou lyric vídeo.

Disco para a "dindinha"

O Arranco de Varsóvia continua na ativa e agora prepara “Ô, dindinha”, homenagem a Beth Carvalho (1946-2019). “Ela é a nossa madrinha. Beth, aliás, é conhecida como madrinha de diversos artistas do samba. Foi muito presente no início do Arranco, quando o Paulo Malaguti Pauleira começou a pesquisar o repertório de samba e a escrever arranjos vocais. Ela pegou na mão do grupo e o levou para conhecer a galera do Cacique de Ramos. Foi muito importante para nós.”
 
O grupo preparava o álbum antes da pandemia, mas a COVID-19 interrompeu os planos. “Temos três músicas deste projeto gravadas em vídeo rodando no YouTube. Fizemos três shows no Rio de Janeiro e outro em Niterói. É uma linda homenagem à grande Beth Carvalho.”

O Arranco de Varsóvia é formado atualmente por Paulo Malaguti, Muri Costa, Andréa Dutra, Elisa Queirós e Cacala Carvalho.

Ao longo de sua trajetória, o grupo fez participações em álbuns de Hermínio Bello de Carvalho, Fátima Guedes e Aldir Blanc, entre outros artistas. Nos anos 1990, lançou os discos “Quem é de sambar” e “Samba de Cartola”.

REPERTÓRIO

>> “NÓS”
. De Cacala Carvalho

>> “ARRANCO N’ROLL”
. De Cacala Carvalho

>> “MESTRES MEUS”
. De Cacala Carvalho e Alexandre Lemos

>> “ITACOÁ”
. De Cacala Carvalho e Alain Pierre

>> “CASTELO ITAIPU”
. De Cacala Carvalho e Daniel Cahon

>> “AMOR”
. De Cacala Carvalho e Fernando Caneca

capa do CD 'NÓS'

capa do CD "NÓS"

Zênitha/divulgação
“NÓS”
• EP de Cacala Carvalho
• Seis faixas
• Zênitha
• Disponível nas plataformas digitais