A pequena Emanuelle Beatriz, de 8 anos, realizou pintura facial após assistir o filme 'O Estranho Mundo de Jack' ao lado da mãe Jéssica Lucas Veloso, 30

A pequena Emanuelle Beatriz, de 8 anos, realizou pintura facial após assistir o filme 'O Estranho Mundo de Jack' ao lado da mãe Jéssica Lucas Veloso, 30

Jair Amaral E.M/D.A Press

Um mergulho na fantasia – temperada com aspectos excêntricos ou sombrios – que abarca uma explosão de cores. Assim podem ser definidas as obras cinematográficas com a assinatura do norte-americano Tim Burton, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, dentro de uma programação que vai até 4 de março. Neste sábado (4/2), o clássico ‘O Estranho Mundo de Jack’, de 1993, foi um dos filmes exibidos. Na sequência, a experiência pôde ser ampliada com pinturas faciais seguindo a temática do filme ou de outras obras do cineasta contemporâneo.  
 
O longa-metragem conta a história de Jack Skellington (Chris Sarandon), um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, habitada por criaturas fantásticas. Cansado de realizar o Halloween todos os anos, ele decide partir em direção à floresta, onde acha portais que o levam até um tipo de festividade – uma delas é o Natal. Porém, ele não compreende bem o que viu, mas, ao retornar para Halloween, tenta convencer seus habitantes a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory). 
 
Para a analista de sistemas Jéssica Lucas Veloso, de 30 anos, a programação cultural foi uma perfeita oportunidade para inserir a pequena Emanuelle Beatriz, de 8, no universo de cores vibrantes do cineasta. “Fomos lá para assistir 'O Estranho Mundo de Jack'. Depois do filme, a levei para fazer a maquiagem com o tema da personagem Sally. Ela, inclusive, adora cantar as músicas do filme”, conta Jéssica, em conversa com a reportagem, destacando que as obras dirigidas pelo cineasta sempre estiveram no radar da família. 
 
“Aqui em casa já tenho o hábito de assistir filmes do Tim Burton. Minha filha também gosta muito de 'A Noiva-Cadáver' e 'Os Fantasmas se Divertem', que, embora tenha um tom um pouco macabro, é bastante lúdico, e as crianças acabam gostando”, reflete. 

O evento também contou hoje com uma ação de cosplay com os personagens dos filmes dirigidos ou produzidos por Tim Burton. Outra atividade como essa está programada para 4 de março, último dia do evento.
 
Intitulada 'O Cinema de Tim Burton', a mostra em homenagem ao também roteirista, escritor e animador conta com 42 filmes. Destes, 23 são dirigidos por Tim. Há ainda 18 longas-metragens que são referências na carreira do cineasta. 
  
Neste domingo (5/2) será exibido 'O Cérebro que Não Queria Morrer' (1962), dirigido por Joseph Green. O filme conta a história de um jovem cirurgião, Dr. Bill Cortner, que faz experiências secretas em seu laboratório, numa casa de campo, com o objetivo de conseguir sucesso no transplante de membros humanos, utilizando um soro especialmente desenvolvido para evitar a rejeição.

Os visitantes também poderão conferir 'Marte Ataca!', de Tim Burton, que estreou em 1996. No filme, os Marcianos invadem a Terra, matando e destruindo tudo pelo caminho por acharem divertido e desejarem transformar o planeta em um “parque de diversões”.

De modo geral, a mostra resgata para exibição desde o premiado curta Vincent (1982) até o remake de Dumbo (2019). Nesse intervalo, há filmes estrelados, por exemplo, pelo ator Johnny Depp, além de seis longas com a participação da consagrada atriz britânica Helena Bonham Carter. 
 
Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), podendo ser adquiridos na bilheteria física do CCBB ou site do centro culturalVeja aqui a programação de filmes.