A exposição “No balancê, balancê: Figurinos e adereços” está em cartaz no Palácio da Liberdade até 27 de fevereiro, como parte da programação gratuita do Carnaval da Liberdade. A mostra reúne trabalhos do artista visual Décio Paiva Noviello, explorando a relação que ele manteve com a produção de figurinos operísticos, em especial, para a ópera “Turandot” (Giacomo Puccini), realizada em 2004. Os figurinos foram retirados do Centro Técnico de Produção e Formação – CTPF, espaço destinado à confecção e à salvaguarda do acervo das montagens artísticas da Fundação Clóvis Salgado. A mostra celebra o trabalho de Noviello como artista, exaltando sua ampla atuação como aderecista capaz de unir os mais diversos elementos em acessórios e figurinos.
***
Ao expor o trabalho de Noviello para o público, a FCS busca ressaltar a importância do trabalho de criação artística e do cuidado e preservação de sua memória cultural. O artista também contribuiu na realização de cenografias e figurinos para balés, óperas e peças teatrais produzidas pela FCS, além de outras mostras de artes plásticas. A obra de Noviello é recheada de manifestação, denúncia, resistência e amor, contados através de uma explosão de cor e luz, reforçando e recriando o gesto de colorir o mundo.
***
Além da produção no cenário de ópera belo-horizontino, Noviello construiu um legado para produção carnavalesca de Minas. Desde 1979, assinava a decoração da Avenida Afonso Pena para a festa do MOmo e, em 1983, o artista levou o prêmio com a ornamentação mais bonita com o tema “Transamazônica”, como crítica ao “asfalto puro”. O acesso para visitar o Palácio da Liberdade é feito mediante retirada de ingresso no Sympla ou na portaria do local e é limitado a 30 pessoas por hora. Visitação quinta e sexta, das 14h às 17h. Sábados de domingos, das 10h às 17h. Informações: (31) 3236-7400.