Para quem gosta de aproveitar os dias de carnaval para ficar em casa, o Curtaon! – Clube de Documentários traz o especial “Pra Sambar”, com longas-metragens e episódios de séries que remetem ao mais brasileiro dos gêneros musicais. São 14 conteúdos. Eles falam da trajetória de sambistas (Cartola, Clara Nunes, Candeia, Clementina de Jesus e Tia Surica).
Leia Mais
BaianaSystem e Bala Desejo comandam um carnaval diferente no Mirante Affonsinho lança o single 'Consertar o mundo' com Malvina e César Lacerda'Mais uma': Anitta aposta em parceria com Zaac como hit para carnaval1. “Coração do samba”
Os bastidores de uma escola de samba campeã, orquestra que rege um dos maiores espetáculos populares do mundo. Centrado na Mangueira e narrado por Elmo dos Santos, filho do fundador da bateria da verde e rosa, o documentário destaca o exuberante universo da percussão.
Com direção de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, retrata o cotidiano, as histórias da Velha Guarda da Portela e a pesquisa que a cantora Marisa Monte realizou, recuperando composições dos anos 1940 e 1950 não gravadas. O documentário conta com participações especiais de Paulinho da Viola e Zeca Pagodinho.
3. “Clara estrela”
A mineira Clara Nunes (1942-1983) é, até hoje, fenômeno absoluto do samba. Conhecida pela mistura de ritmos e por explorar a pluralidade musical, a cantora conquistou o Brasil e o mundo com “O mar serenou” e “Conto de areia”, que se tornaram clássicos em sua voz. O documentário resgata a carreira da artista, com narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados de entrevistas de rádio e TV. A direção é de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir.
4. “Clementina”
O documentário resgata músicas e a história de Clementina de Jesus, praticamente “orixá” da cultura afro-brasileira. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço e os cantos religiosos conduzem ao fascinante mundo de Quelé. Com sua voz, essa neta de escravos trouxe a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil.
5. “Cartola – Música Para Os Olhos”
Filme relembra a trajetória de Angenor de Oliveira, mais co- nhecido como Cartola, baluarte da Estação Primeira de Mangueira e um dos mais importantes músicos do samba. Paralelamente à história do artista, a produção aborda a construção da memória do Brasil.