Tímido, franzino e de poucas palavras: este é Gabriel Borges, jovem de 19 anos, morador de Santo Antônio da Palma, subdistrito de Jaboticatubas, município de 20 mil habitantes localizado na Serra do Espinhaço, a 66 km de Belo Horizonte. Mas quando Gabriel pega um celular, ele se transforma, e o garoto calado se torna Cherin Delas, um dos influencers de maior ascensão em Minas Gerais.





Com vídeos curtos e simples onde mostra sua rotina trabalhando na roça, conta piadas e histórias, Cherin Delas vem conquistando diversos admiradores, que se encantam por sua simplicidade e carisma.

O Estado de Minas recebeu Cherin Delas e dois amigos que, atualmente, cuidam do assessoramento do jovem: Adalberto Júnior, o Junim, de 22 anos, e Luiz Flávio Brandão, ou apenas Brandão, também de 22 anos, moradores de São José do Almeida, distrito de Jaboticatubas, do qual Santo Antônio da Palma faz parte, para contarem um pouco da trajetória do influencer.

A origem do apelido

Cherin explica que o apelido vem da infância. “Minha madrinha passava muito talco em mim e o pessoal sempre falava que eu estava com 'cherin' de talco. Aí ficou Cherin. E o “Delas” veio para complementar no Instagram”.

Leia também: Influencer fica fora de encontro com Lula: 'Esquerda sendo esquerda'

Para os fãs, Cherin não é um simples apelido de criança, mas uma associação com bordões como “Hoje é dia de ‘trabaia’, “da indeia”, “mexer boi e mexer cavalo”, e o mais místico deles, “GBT”, que o influencer não revela o significado. Apenas que “mulher gosta”. O jovem é um romântico que está em busca de uma “momolada”. Mas ele confidencia que, no momento, apesar do assédio, “está difícil”.





O jovem afirma que seus vídeos não têm roteiro. “É tudo natural. Às vezes conto piadas que ouço no rádio e mostro como é meu trabalho”.

“Ele muda totalmente quando vê uma câmera. A gente fala, vamos gravar? Faz o que você quiser. E sempre fica muito engraçado”, diz Brandão.

O início de tudo

A fama de Cherin Delas começou entre amigos, num grupo de WhatsApp com moradores de Santo Antônio da Palma e São José do Almeida. Segundo Luiz Flávio Brandão, o jovem mandava muitos áudios e vídeos no grupo e todos se divertiam com o jeito dele falar. Com isso, o incentivaram a mandar mais e mais vídeos, até que surgiu a ideia de criar um Instagram para ele postar seus conteúdos. “Conheço ele há muito tempo, todo mundo na cidade gosta dele. Então falávamos para ele fazer mais e mais vídeos”.

Leia também: Influencer de BH viraliza ao mostrar rosto desfigurado após pintar o cabelo

Apesar do carisma natural, o início não foi fácil. Cherin Delas não possuía internet na casa que divide com os pais e seus cinco irmãos, e por isso tinha que subir no telhado para pegar sinal de 4G e, assim, conseguir publicar os vídeos. Com o sucesso, o influencer agora tem Wi-Fi em casa. “Eu estudo de manhã, trabalho à tarde, gravo vídeos, e no tempo livre ouço rádio, uso Instagram, TikTok e Kwai. Também gosto de pescar e andar de cavalo”, conta Cherin.





Brandão e Junim contam que demorou um pouco para Cherin fazer sucesso, mas quando ele começou a ser notado, principalmente por influencers de Belo Horizonte, sua carreira deslanchou. Os amigos, então, passaram a ajudar o jovem a cuidar de sua carreira, mesmo sendo marinheiros de primeira viagem no mundo digital. “É tudo novo para nós três, estamos aprendendo”, conta Junim.

Sucesso recente

Cherin conta que não esperava tanta fama. “Eu não sabia que ia ser assim não. O pessoal veio me falando que eu estava ganhando muitas curtidas e seguidores”. Apesar de ter mais de um ano que Gabriel começou a postar no Instagram, foi a partir do meio de dezembro que o jovem começou a estourar. “Ele ganhou quase 100 mil seguidores no período”, diz Junim.

Leia também: Influencer que sofreu gordofobia consegue embarcar para o Brasil

Brandão acredita que a simplicidade do jovem cativa as pessoas. “Muita gente se identifica, ele é muito humilde, vem de família muito humilde, é educado e tem medo de incomodar. Muitos dos fãs dele vem de origem humilde e se sentem representados”.




Origem humilde

Cherin vem de uma família humilde. Santo Antônio da Palma, o subdistrito onde ele mora desde que nasceu, tem menos de cem moradores. Com o sucesso, o jovem vem conseguindo ajudar ainda mais em casa, apesar de seguir trabalhando na roça, coisa que faz desde criança.

Recentemente, ele conseguiu comprar uma máquina de lavar para sua mãe e ganhou materiais escolares para ele, seu irmão mais novo e um sobrinho, dado por uma papelaria de São José do Almeida. “Deixaram eu escolher o que eu queria, até os caros”, conta com um sorriso no rosto.

Brandão contou que a prioridade tem sido ajudar o garoto e sua família. “Essa semana fizemos uma compra grande, mais de cinco cestas básicas, e levamos para a casa deles. É um pessoal muito humilde que merece melhorar de vida”.





Em busca de melhores condições

Perguntado sobre seus sonhos, Cherin afirmou que quer dar condições melhores de vida para sua família e ajudar a sua mãe. Quando perguntado sobre o que ele quer mais fazer para si próprio, ele não demora a responder: “Ver a praia”, que afirma ter visto só pela televisão.

Brandão afirma que eles vão tirar esse sonho do papel. “Vamos esperar entrar as férias da escola e levar ele”. Apesar da vontade, Cherin afirma que não vai mergulhar no mar. “Quando chegar, vou só molhar o pé. Falaram que se eu comesse tilápia eu ia aprender a nadar. Comi e não aprendi nada”, conta rindo o jovem, citando a crendice popular do interior de Minas.

Levando água para seu subdistrito

Cherin conta que é muito comum que Santo Antônio da Palma falte água ou que a água chegue muito suja, mas, há cerca de um mês, a localidade ficou cerca de 15 dias sem receber uma gota.





Para tomar banho e cozinhar, o jovem e sua família tinham que ir ao posto artesiano de um sítio vizinho, a cerca de 500 metros de sua casa, buscar água manualmente.

A situação gerou revolta e o jovem e sua mãe decidiram usar da influência para dar um basta no problema. “Postamos no Instagram e pedimos pros seguidores irem nas páginas da prefeitura e do prefeito, cobrarem uma solução”.

Brandão conta que foram mais de 10 mil comentários nas publicações da Prefeitura de Jaboticatubas, directs e menções nos stories. Com isso, foi enviado um caminhão pipa para o local e, desde então, a água não tem mais faltado.

Foco nos estudos

Apesar dos views só crescerem, Cherin segue estudando e está cursando o terceiro ano do ensino médio. Ele conta que tem acompanhamento pessoal na escola e que no último ano teve boas notas. O jovem diz que é bastante procurado pelos colegas que sempre querem tirar uma foto com ele. “Até quando eu estou comendo o pessoal pede foto”. Apesar disso, ele diz não se incomodar muito com a fama, apesar de ser tímido. “Fico com um pouquinho de vergonha, mas não tem problema”.





“A gente quer que ele forme, tire a carteira de habilitação, faça um fonoaudiólogo para se comunicar melhor. Queremos que ele passe a ler melhor e que, em breve, não precise mais trabalhar. Ele é a pessoa mais humilde que eu conheço”, diz Brandão.

“Estamos tomando cuidado com pessoas que possam querer se aproveitar também. O irmão mais velho dele cuida da parte financeira e a família sempre está a par de tudo”, completou Junim.

Com a fama, a agenda de Cherin Delas está cada vez mais cheia. “Agora vou encontrar com outra influencer de BH e no fim de semana tem dois eventos”, contou o jovem, satisfeito, antes de se despedir. “Cherin veio no jornal”, finalizou, aos risos.

compartilhe