A premiação do Oscar de 2023 ocorrerá no próximo domingo (12/3) e será transmitida ao vivo de Los Angeles, nos Estados Unidos.
 
Tradicionalmente, cantores e artistas são convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para performarem suas músicas que concorrem a categoria de melhor canção original.
 

As vozes do ano

 
O destaque deste ano vai para Rihanna, a cantora e atriz barbadense que traz voz a "Lift me up", trilha sonora de "Pantera Negra: Wakanda para sempre". Sem lançar álbuns e músicas solo desde 2016, a dona da marca Fenty é forte candidata a conquistar a estatueta a que concorre.
 
Após a apresentação mundialmente comentada durante o show de intervalo do SuperBowl 2023, no mês passado, na qual revelou a segunda gravidez, fruto do relacionamento com o rapper e ator Asap Rocky, a embaixadora de Barbados volta aos palcos pela segunda vez no ano para a alegria dos fãs.
 
Os cantores indianos Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava apresentarão "Naatu Naatu", canção original do fime "RRR: Revolta, rebelião, revolução", musical anti-imperialista que conquistou cinéfilos do mundo todo no último ano. O longa-metragem asiático derrotou grandes nomes, como a própria Rihanna e Taylor Swift, ao levar o Globo de Ouro para casa. Sendo a favorita da noite, é a primeira produção 100% indiana que pode levar o Oscar ao país.
 
Atores de 'RRR' em dança durante interpretação da música 'Naatu Naatu'. Lado a lado os homens estão em um fundo bege

Depois de levar Globo de Ouro para casa M. M. Keeravani, compositor de "Naatu Naatu", afirma estar confiante na conquista do Oscar

DVV Entertainment
 
 
 
O sucesso dançante dividirá o palco com as cantoras norte-americanas Sofia Carson e Diane Warren, que em 2011 ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original por "You Haven't Seen the Last of Me" e em 2022 foi homenageada com um Oscar honorário (reconhecimento 
da Academia pelos feitos excepcionais nos anos de carreira). 
 
Elas performarão "Applause", música tema de "Tell it like a woman".
 
Representando o filme mais indicado da noite, David Byrne, Son Lux e Stephanie Hsu, a "Joy" de "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo", performarão juntos "This is a life". A atriz de descêndecia chinesa concorrerá também ao prêmio de melhor atriz coadjuvante e assistirá a entrega das estatuetas nas 11 categorias em que o filme está indicado.
 
Quem também está na disputa pela consagração de melhor canção original de 2023 é Lady Gaga, porém sua apresentação não foi confirmada na 95ª edição da premiação. Ganhadora da categoria em 2019, por "Shallow" e voz de "Hold my hand", de "Top gun: Maverick" neste ano, a cantora e atriz nova-iorquina se mantém ocupada com as gravações de "Coringa: Folie à Deux". 
 

Tributo póstumo 

 

Como todo ano, o tributo póstumo "In memoriam", homenagem da Academia aos artistas falecidos desde a última cerimônia, também conta com apresentações. No próximo domingo (12/3), Lenny Kravitz será a voz do especial e performará durante a exibição digital das fotos e nomes referenciados.
 
 
 
* Estagiária sob supervisão da editora Silvana Arantes