O Oscar 2023 consagrou “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, como seu grande vencedor. O filme ainda levou as estatuetas nas categorias de melhor ator coadjuvante (com Ke Huy Quan), melhor atriz coadjuvante (Jamie Lee-Curtis), roteiro, edição, direção e atriz, consagrando Michelle Yeoh como a primeira mulher asiática amarela a ganhar a estatueta.
Já “Nada de novo no front” foi o segundo mais premiado da noite. O filme alemão levou as estatuetas nas categorias melhor fotografia, filme internacional, direção de arte e trilha sonora original.
O Oscar de melhor animação ficou com “Pinóquio por Guillermo del Toro”, primeiro anunciado da noite.
Leia: Oscar 2023: Confira os vencedores
Brandan Fraser levou a estatueta de melhor ator, marcando seu retorno com estilo a Hollywood.
“Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” acompanha Evelyn Wang, uma imigrante chinesa nos EUA que descobre ser a chave para consertar o caos que se formou no multiverso após uma ruptura interdimensional. Descobrindo-se heroína por acaso, ela precisa lidar com seus "eus" de cada multiverso.
Leia: Depois de mais de seis décadas tapete do Oscar não será vermelho; entenda
Veja o trailer do filme:
Outros destaques
No início da noite, o mestre de cerimônia Jimmy Kimmel fez referência subliminar à polêmica que envolve este ano a categoria de melhor atriz. Em seu monólogo de abertura, ele citou os filmes "A mulher rei" e "Till", pelos quais as atrizes Viola Davis e Danielle Deadwyler acabaram não sendo indicadas, contrariamente ao que a crítica esperava.
Kimmel ainda fez piada com o episódio do tapa de Will Smith em Chris Rock no ano passado. O mestre de cerimônia disse que, caso alguém se levantasse e o agredisse, ganharia o Oscar de melhor ator e ainda teria direito a um discurso de 19 minutos.
Já Tom Berkeley e Ross, vencedores do melhor curta-metragem "An irish goodbye", puxaram um coro de "Parabéns para você" em homenagem ao aniversário de James Martin, um dos protagonistas do curta.
Em um dos momentos mais descontraídos da noite, Kimmel entrou no palco do Teatro Dolby com Jenny, a burrinha de "Os Banshees de Inisherin". A surpresa agradou todos os presentes.
Confira os premiados:
» FILME
• “Entre mulheres”
» ATRIZ
» ATOR
• Bill Nighy (“Living”)
» DIREÇÃO
• Steven Spielberg (“Os Fabelmans”)
» ATOR COADJUVANTE
» ATRIZ COADJUVANTE
• Stephanie Hsue (“Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”)
» FILME INTERNACIONAL
• “The quiet girl” (Irlanda)
» ROTEIRO
• “Triângulo da tristeza”
» ROTEIRO ADAPTADO
• “Entre mulheres”
*Para comentar, faça seu login ou assine