Montagem com imagens de quatro filmes.

"Tudo em todo lugar ao mesmo tempo", "Aftersun", "Midsommar" e "Moonlight" são alguns dos sucessos da A24

Divulgação

 
Fundada em 2012 por três amigos em Nova York, a A24 recebeu 18 indicações no Oscar 2023 e teve nove vitórias. O estúdio se tornou a primeira produtora da história a vencer todas as categorias principais do maior prêmio do cinema. 
 
 
Na premiação, a A24 estava representada pelos aclamados “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, “A baleia” e “Afertsun”. Confira os ganhadores dos principais prêmios da noite:

  • Melhor filme ("Tudo em todo lugar ao mesmo tempo")
  • Melhor direção (os Daniels)
  • Melhor atriz (Michelle Yeoh)
  • Melhor ator (Brendan Fraser)
  • Melhor atriz coadjuvante (Jamie Lee Curtis) 
  • Melhor ator coadjuvante (Ke Huy Quan)

Como tudo começou 

A produtora foi fundada pelos sócios Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, que decidiram deixar seus antigos trabalhos na indústria cinematográfica para iniciar um estúdio independente. 


O nome surgiu quando Daniel Katz passava pela rodovia A24, na Itália, e teve o que chamou de “um momento de claridade” e resolveu abrir sua própria empresa. 
 
No início, o estúdio investiu apenas na divulgação de filmes produzidos por diretores iniciantes. Ou seja, comprava os filmes em produção e investia no seu lançamento e divulgação. 

Um dos primeiros sucessos foi “Spring breakers” (2013), que surpreendeu o público ao trazer estrelas da Disney no papel de uma gangue de assaltantes. No mesmo ano, “Bling ring”, de Sofia Coppola, também chamou a atenção do mercado. 

O primeiro filme de fato produzido por eles foi “Moonlight”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2017. A obra é a de menor orçamento a vencer a categoria - a produção custou US$1,5 milhão. A partir daí, a produtora passou a lançar filmes em festivais independentes e fechou parceria com grandes distribuidoras, como a Netflix e o Amazon Prime. 
 
 
Os segredos da A24
A A24 não divulga seus filmes como as outras produtoras tradicionais. Cerca de 95% do capital de marketing da empresa é investido on-line, para atingir o público das redes sociais. As campanhas investem em ideias inovadoras e interativas, como a criação de um perfil no Tinder para a personagem principal de “Ex machina”, o compartilhamento de memes no Twitter e a venda de coleções de produtos exclusivos com a temática dos filmes.  
 
Além do uso estratégico da internet, o estúdio se destaca por apostar em novos talentos e oferecer papéis fora da curva para grandes atores. É o caso de Willem Dafoe em “O farol”, de Brie Larson em “O quarto de Jack” e de Daniel Radcliffe em “Um cadáver para sobreviver”.

A produtora procura ter também como assinatura a realização de títulos que ofereçam uma experiência imersiva para o espectador com viradas de roteiro surpreendentes e fotografias marcantes. Tudo isso fez com que a A24 conquistasse um público fiel e se tornasse uma presença constante nas premiações - desde 2015, ela não fica de fora das indicações ao Oscar. 



Veja onde assistir aos filmes da produtora:
  • "Ex machina": Prime Video 
  • "Moonlight": HBO Max 
  • "O quarto de Jack": Prime Video e Star+
  • "Hereditário": Netflix 
  • "O farol": Apple TV
  • "Midsommar": Globoplay
  • "Joias brutas": Netflix