Depois que a banda NX Zero se apresentou na festa do BBB 23 na sexta-feira (17/3), o nome do grupo ficou entre os assuntos mais comentados da rede social. A influenciadora Juvi usou seu perfil no Twitter para eleger a banda comandada por Di Ferrero como “a melhor banda emo nacional”. A partir daí, a rede social se tornou um campo de guerra entre os fãs do NX Zero e da Fresno, outra representante do emo brasileiro.
Nos anos 2000, as duas bandas disputavam os rankings de mais ouvidas e os TOP 10 dos clipes nacionais. Com ‘Razões e Emoções’, NX Zero conquistou milhares de fãs, que sofreram com o hiato de 5 anos, entre 2017 e 2023.
O grupo composto por Di Ferrero, Gee Rocha, Daniel Weksler, Caco Grandino e Fi Ricardo foi criado em 2004, chegou a ganhar o Grammy Latino de ‘Melhor álbum de rock’ em 2019.
Já os gaúchos da Fresno emplacaram hits como ‘Alguém que te faz sorrir’ e ‘Milonga’ e conquistaram os prêmios European Music Awards, da MTV, em 2013, nas categorias de melhor artista brasileiro e melhor artista latino.
Formada por Lucas Silveira, Gustavo Mantovani e Thiago Guerra, a Fresno entregava um som mais pesado, com letras mais tristes; enquanto o NX Zero tinha hits com uma pegada mais pop e romântica.
Com tantas diferenças, os fãs das bandas não conseguiram eleger qual delas é a melhor, nem nos anos 2000 e muito menos agora, em 2023. Veja alguns argumentos usados pelos fãs e como alguns preferem a união dos dois grupos.
Maior ‘fandom’ x maior na internet
Depois do post de Juvi, Lucas, da Fresno, resolveu se manifestar e disse que a amiga seria muito criticada nas redes. “Eles são a maior do Brasil, mas a fresno é a maior do twitter”, brincou o vocalista, que acabou recebendo críticas pela mensagem.
Ele chegou a ser apontado como prepotente por alguns internautas, mas Juvi - que foi quem ressuscitou a briga (que nunca existiu, já que as duas bandas sempre se elogiaram) - agradeceu ao vocalista.
“Obrigada por servir sempre à fan base emo o máximo de entretenimento e relevância”, respondeu.
Em seu perfil, Lucas ainda brincou que a volta da “briga” é resultado da mudança na presidência. “Lula trouxe tudo de volta”, brincou. O vocalista da Fresno é crítico ferrenho do governo Bolsonaro (PL) e chegou a brigar com o ex-presidente nas redes sociais. Além disso, ele fez parte da campanha de Lula (PT) em 2022 e Haddad (PT) em 2018.