Cheio de hits de Rita Lee, o show “Rita Lydia” será apresentado no Teatro Marília, neste domingo (26/3), às 19h. Sucessos dos Mutantes e da Tutti Frutti, bandas das quais a roqueira fez parte, e da carreira solo da artista estarão na voz da atriz Lydia Del Picchia, atriz do Grupo Galpão. No repertório, a história da Rainha do Rock brasileiro.
Rita Lee, cantora, compositora, multi-instrumentista e ativista, é pioneira do rock feminino nacional e um dos maiores nomes da música popular brasileira. Aos 75 anos, ela se destaca pela personalidade marcante e discursos contra o conservadorismo.
Lydia conta que, desde sua infância, Rita é inspiração nas artes e na vida. “Ela sempre foi uma referência, mulher muito forte. Tenho admiração muito grande não só pela artista, mas pela pessoa, pela figura que ela é”.
Há 29 anos nos palcos com o Galpão, a atriz guardava o desejo de interpretar clássicos do rock nacional. Junto a Luiz Rocha, diretor musical e parceiro de longa data na companhia, decidiu realizar o sonho.
Em 2019, os dois colocaram os planos em prática e começaram a preparar o show. Mas a pandemia, no ano seguinte, impediu a estreia no teatro. Naquela época, “Rita Lydia” estreou de maneira virtual no espaço Gruta!.
De mãe para filhas
Lydia conta que a paixão pelas músicas e por Rita começaram cedo em sua vida. Aos 14 anos, assistiu ao lançamento de “Fruto proibido”, disco da Tutti Frutti, banda que recebeu a cantora após a saída dos Mutantes, em 1973.
“Lembro-me de pular nas cadeiras do Teatro Francisco Nunes, enlouquecida.” Aquela adolescente pensava: “Que mulher é essa? Que show maravilhoso!”
Em casa, a atriz belo-horizontina fez questão de ensinar às filhas o amor pela música da Rainha do Rock.
“Quando vou ensaiar, canto as músicas e de repente minha filha mais nova, Helena, pula no quarto cantando. Então, é isso: são muitas gerações, fãs descobrindo e redescobrindo a Rita. Ela é muito incrível.”
Lica Del Picchia, sua filha, fará participação especial no show de domingo e cantará ao lado da mãe as canções que marcaram sua infância.
O show “Rita Lydia” carrega o nome das duas mulheres – é uma forma de expressar como as histórias delas se encontram.
“Cada vez mais, descubro que estou falando de mim neste show. É a Lydia, através das palavras da Rita Lee, falando da própria Lydia”, diz a mineira.
O sucesso “Agora só falta você” é, para a atriz, a definição perfeita do que o show representa em sua própria vida.
“Um belo dia resolvi mudar e fazer tudo o que eu queria fazer é a realização de um sonho. É a sensação da minha relação de fã e de admiração pela Rita Lee”, afirma.
RITA LYDIA – LYDIA DEL PICCHIA CANTA RITA LEE
Show neste domingo (26/3), às 19h, no Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia).
Ingressos: R$ 30 (inteira) eR$ 15 (meia), com vendas pelo site www.sympla.com.br ou na bilheteria local
* Estagiária sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro