“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (parte um)”, que estreia em 1º de junho, é a aguardada continuação de “Homem-Aranha no Aranhaverso”, animação lançada em 2018 que apresentou aos fãs diferentes versões do herói em sua viagem por uma profusão de universos, o multiverso.



O novo filme chega com ainda mais “Aranhas”, que surgem depois da tentativa do vilão Rei do Crime de acessar outros mundos.

Na saga inicial, inspirada nos quadrinhos da Marvel, Miles Morales, garoto negro e descendente de latinos, mora no subúrbio de Nova York e ganha superpoderes ao ser picado por uma aranha radioativa.
 
Isso também ocorreu com Peter Parker, o Homem-Aranha, que pertence à mesma realidade de Miles – no cinema, oe herói ganhou as faces de Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire.
 

 
 
Para corrigir erros do passado e tentar trazer a esposa e filho mortos de volta, o Rei do Crime abre portais de diferentes dimensões, desestabilizando o universo. Peter tenta reverter o colapso, combate o vilão e morre. Resta a Miles Morales assumir o posto – e as teias – do super-herói.




 
• Leia também: Em 2022, o astro Tom Holland, o Homem-Aranha do cinema, abandonou as redes sociais
 
Divulgado na semana passada, o trailer oficial da animação “Através do Aranhaverso (parte um)” revela que o garoto nova-iorquino terá de conviver com outros “Aranhas”, cada qual com personalidade e aparência peculiares. Vários super-heróis se tornam parceiros de Miles na tentativa de evitar a destruição e o caos:
 

Spider-Gwin, a Aranha-Fantasma, vai acompanhar Miles Morales em sua perigosa jornada pelo multiverso

(foto: Sony Pictures/divulgação)
 

GWEN STACY

Spider-Gwen é a heroína do universo em que Gwen Stacy, a melhor amiga de Peter Parker, se torna a Mulher-Aranha. A jovem também foi picada pelo aracnídeo radioativo. Usa branco, é conhecida também como Aranha Fantasma.
 
No mundo em que Peter Parker não é herói, ele vira antagonista e morre nas mãos de Gwen, que tem de lidar com o trauma do fim trágico do amigo.
 
A primeira aparição dela ocorreu em “O espetacular Homem-Aranha”, na edição nº 31 da história em quadrinhos lançada em 1965. Em 2014, surgiu a Spider-Gwen, em “No limiar do universo aranha”.

HOMEM-ARANHA NOIR

Outro aliado de Morales é o Homem-Aranha Noir, o misterioso Peter Parker da realidade ligada aos anos 1930. Sombrio e furtivo, luta contra o Duende. Trajado de negro, mantém a vigília sobre Nova York durante a Grande Depressão. Sua estreia ocorreu na primeira edição da HQ “Spider-Man Noir”, em 2009.





PORCO-ARANHA

Há também o herói animal com características humanas: Spider-Ham. O Porco-Aranha nasceu aracnídeo, mas devido a um experimento de May Porker, a Tia May de sua realidade, virou um poderoso e falante porquinho. Ele surgiu pela primeira vez na revista Marvel Tails, “Starring Peter Porker, The spectacular Spider-Ham”, em 1983.

PENI PARKER

A quarta criatura é Peni Parker, a versão japonesa do herói. Inspirada nos mangás, a garota tem 14 anos e é sobrinha de May e Ben Parker, que trabalham no projeto da armadura supertecnológica “SP//Dr”. O traje foi criado pelo pai de Peni, que morreu em combate. Devido à compatibilidade genética, a adolescente é a única pessoa capaz de assumir a identidade Aranha. A estreia da japonesinha ocorreu em 2015, na HQ “No limiar do universo aranha”.
 

Em sua jornada, Morales encontra uma série de criaturas fantásticas ao desbravar universos paralelos

(foto: Sony Pictures/divulgação)
 

A COMUNIDADE “ARANHA”

A estreia de junho é a primeira parte da história de “Através do Aranhaverso”. Na continuação, Miles Morales e Gwen embarcarão em uma jornada pelo multiverso. 




 
Em meio às múltiplas realidades com as quais se depara, a dupla encontra uma comunidade organizada para proteger todos os mundos de potenciais ameaças.
 
Porém, esses “Aranhas” entram em conflito e Miles se vê obrigado a enfrentar os parceiros. O trailer oficial revelou alguns desses personagens:

MIGUEL O'HARA

Homem-Aranha 2099, por exemplo, é a versão do herói descendente de mexicanos e islandeses, o líder da comunidade aranha. Miguel O’Hara, geneticista habilidoso, é obrigado a fazer um experimento contra a vontade pela empresa em que trabalha. O paciente morre, ele se revolta. O chefe tenta dopá-lo, mas o geneticista aplica em si as soluções do experimento, que combinam seu DNA ao de uma aranha radioativa. Inspirado no Dia dos Mortos mexicano, o personagem apareceu pela primeira vez na HQ “O espetacular Homem-Aranha”, em 1992. No mesmo ano, ele ganhou uma revista solo intitulada “Spider Man 2099”.
 

Jessica Drew ganhou superpoderes quando tomou soro com base na imunidade das aranhas e viveu anos a fio num acelerador de partículas

(foto: Sony Pictures/divulgação)
 

JESSICA DREW

Jessica Drew é Mulher-Aranha. Filha de um geneticista revolucionário, foi exposta à radiação de Urânio durante a infância, depois de ficar seriamente doente aos 3 anos. Para tentar salvá-la, o pai desenvolveu um soro com base em estudos sobre regeneração e imunidade das aranhas.

O geneticista planejou agilizar o tratamento. Jessica foi colocada em um acelerador de partículas e, por anos, ficou refém da medicação. Quando acordou, já mulher, havia adquirido habilidades “aranhas” e se tornou a heroína de seu universo. Jéssica estreou em 1977, em “Marvel Spotlight”.





SPIDER-PUNK

Há até a versão roqueira do herói: Spider-Punk. Conhecido em seu universo como Hobart Brown, é o renegado que luta contra a corrupção do sistema, inspirado na filosofia dos punks. Seus poderes vieram do contato com um animal radioativo em lixos tóxicos despejados pelo governo. Roqueiro legítimo, usa coletes rasgados, moicano e carrega sua guitarra poderosa. Spider-Punk surgiu em 2015, na HQ “O espetacular Homem-Aranha”.
 

Spider-Punk, personagem da Marvel, luta contra a corrupção e usa "penteado" moicano

(foto: Reprodução)
 
 
O trailer da animação que chega em junho exibe também aparições repentinas de outras versões do herói. Homem-Aranha Superior, a versão controlada por Doutor Octopus e até mesmo personagens de jogos do Playstation fazem parte do novo longa. Há também o Homem-Aranha indiano. 

Dirigido pelo luso-americano Joaquim dos Santos, Kemp Powers e por Justin K. Thompson, o filme conta com as vozes de Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Oscar Isaac, Daniel Kaluuya e Issa Rae, entre outros atores.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
 

compartilhe