"Levante", filme dirigido pela cineasta brasileira Lillah Halla, foi selecionado para a 62ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, que tem 11 longas-metragens este ano, conforme anunciou a organização do evento nesta segunda-feira (17/4).





O filme narra o dilema de Sofia, uma jovem jogadora de vôlei que descobre que está grávida, em um país onde o aborto é ilegal.
"Levante" é uma coprodução Brasil-Uruguai e é o primeiro longa-metragem de Lillah Halla, uma diretora feminista que estudou em Cuba e que exibiu o curta-metragem "Menarca" em Cannes, em 2020.

A Semana da Crítica é uma mostra paralela à competição oficial do Festival de Cannes e ocorrerá de 17 a 25 de maio. Dos 11 filmes selecionados, sete disputam o Grande Prêmio. Seis produções são dirigidas por mulheres.

Leia também
Saiba como são os filmes de diretores brasileiros no Festival de Cannes
 
"Temos uma seleção muito exigente, 11 filmes entre mil candidatos, que demonstram que alguns territórios retornam com força, após o bloqueio da crise de saúde, como o Sudeste asiático", declarou a diretora-geral da Semana da Crítica, Ava Cahen.





Entre os filmes selecionados estão o malaio "Tiger stripes", primeiro longa-metragem da diretora Amanda Nell Eu, e "Inshallah a boy", primeira produção jordaniana na Semana, dirigida por Amjad Al Rasheed.

O júri da Semana da Crítica será presidido por Audrey Diwan, roteirista e cineasta francesa que venceu em 2021 o Leão de Ouro no Festival de Veneza com "O acontecimento". A 76ª edição do Festival de Cannes ocorre de 16 a 27 de maio e tem na competição pela Palma de Ouro o longa “Firebrand”, dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz. 

compartilhe