Embora tenha sido considerada uma das favoritas do programa em enquetes recentes, Domitila Barros não conseguiu permanecer no BBB23 e foi eliminada na última terça-feira (18). Além de a ativista já estar cumprindo sua agenda de compromissos nos programas da emissora, sua mãe, Roberta Barros foi uma das convidadas do Encontro desta manhã. 




 
Em conversa com a apresentadora Patrícia Poeta, ela culpou os "valores da sociedade brasileira" pela eliminação da filha.
 
"Eu acho que são muitos valores que a sociedade brasileira tem. Domitila e as outras pessoas negras do programa trouxeram uma proposta inovadora, e as pessoas têm muito medo de mudança. Eu acredito que tem muito a ver com essa força que Domitila tem de colocar as coisas, com essa força com que ela fala o que ela acredita", começou Roberta. 

De fato, a Miss Alemanha se envolveu em pautas como empoderamento feminino ao longo do jogo e chegou a discutir com a sister Aline sobre o assunto. Rival das participantes do Quarto Deserto, Domitila era a última aliada de Ricardo Alface, último brother na casa. 





Além dele, Amanda, Aline, Bruna e Larissa ainda disputam o prêmio. "Acho que isso, de certa forma, fez medo ao povo. Acho que aquele povo que acreditava em Domitila votou, mas acho que foi uma questão maior do que o voto. Foi uma mulher negra chegar nas finais, subir ao pódio, e acho que o Brasil não está preparado pra isso. Eu só vejo dessa forma. Mas quiçá, no próximo ano, chegará lá", concluiu Roberta. 

De fato, a falta de diversidade racial dentre os ganhadores chama atenção. Apenas quatro pessoas negras venceram o programa desde o início do reality: Jean Wyllys, Mara Viana, Gleici Damasceno e Thelma Assis. 

Após a eliminação de Domitila, um novo paredão já foi formado. Agora, Ricardo Alface e Larissa estão na berlinda. Na enquete do portal UOL, o biomédico aparece com 50,70% dos votos e a professora de Educação Fisíca, com 49,30%.

compartilhe