Fred Nicácio e Domitila Barros

VT sobre racismo e representatividade foi exibido no programa da final

Reprodução/TV Globo
Sendo o primeiro BBB com metade dos participantes pretos, um vídeo resumiu a passagem de ex-brothers, como Fred Nicácio e Cezar Black, e das ex-sisters Domitila e Tina durante o programa desta terça-feira (25/4). Embora Aline represente os 11 negros que entraram nesta edição, a cantora é a menos favorita a levar o prêmio, segundo enquetes mais recentes. 

Mostrando o discurso dos próprios ex-participantes sobre racismo e suas respectivas trajetórias até entrar no programa, o VT deu destaque para o lugar conquistado por cada um deles durante o BBB23. Com acusações de racismo religioso por parte de Fred Nicácio e críticas dos telespectadores devido às eliminações seguidas dos participantes negros, o assunto passou a ser comentado nas redes sociais. 

Ao fim do vídeo, o apresentador Tadeu Schmidt passou a fala para a ativista Domitila Barros, que falou sobre a importância da representatividade no reality. "Vocês todos deixaram um recado muito bonito", respondeu Tadeu. 

Em alguns comentários que viralizaram na web, as posturas de Domitila e Fred Nicácio foram elogiadas. "Impressionante como Domitila Barros e Fred Nicácio foram os pilares dessa edição", disse o colunista Sérgio Santos. 

Além disso, uma fala do médico, que conseguiu retonar ao programa por meio da dinâmica de repescagem, foi frisada por internautas: "Quando a gente se percebe como uma pessoa preta, em diversos pontos a gente vai se conectando".

O VT também destacou outra frase dita por ele: "O máximo que eles poderiam sonhar era que fossem livres, e nós estamos aqui".