Os atores Richard Madden (Mason Kane ) e Priyanka Chopra Jonas (Nadia Sinh) em cena de tiroteio em trem

Os atores Richard Madden (Mason Kane ) e Priyanka Chopra Jonas (Nadia Sinh) em 'Citadel'

Prime Video/divulgação

"MI6? CIA?", pergunta o homem. "Tenho cara de quem joga entre os pequenos?", responde sua interlocutora. "Então você é Citadel", afirma o primeiro. Tal diálogo acontece no prólogo de "Citadel", nova produção dos irmãos Joe e Anthony Russo, que estreia nesta sexta (28/4), no Prime Video.

São 12 minutos de altíssima tensão, a bordo de um trem de luxo, nos alpes italianos. Temos os agentes Mason Kane (Richard Madden) e Nadia Sinh (Priyanka Chopra Jonas) que parecem não querer tirar as mãos um do outro (a química é evidente entre os atores) enquanto mantêm um diálogo rápido e cheio de duplo sentido, um monte de caras do mal e uma saraivada de balas. 

É tudo intenso, repleto de ação, com vários malabarismos de câmera – algo que os Russo fazem como ninguém, desde que se tornaram os superpoderosos da indústria, graças aos "Vingadores". 

Com uma primeira temporada com seis episódios, os dois primeiros no ar a partir de hoje, "Citadel" é a velha briga do bem contra o mal, com muitas referências a James Bond, Jason Bourne e toda a tradição de histórias de espiões.
 

Explosão

O episódio piloto coloca o telespectador dentro da história. O embate no trem ocorreu oito anos atrás - o grupo Manticore, de supervilões, desmantelou a Citadel, uma agência independente que não é ligada a nenhum país e conta com espiões em todo o mundo. A história propriamente dita tem início a partir daí.
 
 

Mason Kane sobreviveu à explosão do trem. Perdeu a memória e vive no interior dos EUA como um civil com a mulher e a filha. É localizado pelo colega Bernard Orlick (Stanley Tucci), que sequestra a família durante uma noite para explicar a ele quem é. Quando descobre sobre seu passado, Kane fica sabendo que ele terá que voltar à ação. 

A Manticore, que é comandada pela embaixadora do Reino Unido (Dahlia Archer, papel de Leslie Manville), roubou os antigos códigos da Citadel, e não só ele como o mundo estão em perigo. Mason já estava tendo sonhos estranhos, em que Nadia sempre aparecia. E onde está ela? 

Orlick acha que não sobreviveu à explosão. A resposta só virá no episódio 2, quando a história, cheia de reviravoltas, engata. 

“CITADEL”

• Série em seis episódios. Os dois primeiros estreiam nesta sexta (28/4), no Prime Video. Os demais estreiam às sextas.