Menahem Pressler

Menahem Pressler fundou o Trio Beaux Arts em 1955, aclamado grupo de câmara que se dissolveu em 2008

Divulgação
O pianista alemão Menahem Pressler, fundador do Trio Beaux Arts, morreu no último sábado (6/5), em Londres, aos 99 anos. A morte foi comunicada pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, onde Pressler deu aulas por mais de seis décadas.


Menahem Pressler se apresentou pela última vez em Lisboa, junto à Orquestra Gulbenkian, em janeiro de 2018.


O músico nasceu em dezembro de 1923, em Magdeburgo, na Alemanha. Deixou o país em 1938, após a Noite dos Cristais, e foi para Itália. Em 1939, se refugiou na Palestina e, um ano depois, beirando os 17 anos, foi morar nos Estados Unidos.


Aos 23 anos, venceu o Concurso Internacional de Piano Debussy, em São Francisco. Logo depois, começou a carreira de concertista na Orquestra de Filadélfia. Ao longo dos anos, trabalhou junto a algumas das maiores orquestras dos Estados Unidos e da Europa.


Menahem Pressler


Menahem Pressler fundou o Trio Beaux Arts em 1955, aclamado grupo de câmara que se dissolveu em 2008. A equipe gravou 60 álbuns de música clássica que alcançaram, em sua maioria, as classificações mais altas dos guias Penguin e Gramophone. Sozinho, gravou outros 30 álbuns igualmente prestigiados.

 


Entre os muitos prêmios e reconhecimentos ao músico, estão Choc Musique, Charles Cros, Diapason, Gramophone e Classica, além de medalhas de mérito da Sociedade Nacional das Artes e das Letras dos Estados Unidos e da Academia das Artes e Ciências.