Reprodução de foto instagran

Reprodução de foto instagran

Instagram

 

A rainha do rock brasileiro, Rita Lee, faleceu na noite de ontem, segunda-feira (8/5), aos 75 anos. A cantora estava tratando um câncer de pulmão desde 2021.

 

O comunicado foi feito pela família da artista, na manhã desta terça (9/5), por meio das redes sociais: "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".

 

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h. 

Reprodução de foto instagran

Reprodução de foto instagran

Instagram

 

Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão esquerdo em maio de 2021. Em abril de 2022, após tratamento contra a doença, exames indicaram não haver mais a presença do tumor. A artista, no entanto, continuou fazendo controle para que o tumor não voltasse.

 

Ver galeria . 3 Fotos Em 9 de setembro de 1975, o fotógrafo Evandro Santiago registrou para o EM show de Rita Lee em BHEvandro Santiago/Arquivo EM
Em 9 de setembro de 1975, o fotógrafo Evandro Santiago registrou para o EM show de Rita Lee em BH (foto: Evandro Santiago/Arquivo EM )

 

Naquela ocasião, a equipe de Rita informou em nota que ela estava "bem assistida por uma junta médica" e que se submeteria aos tratamentos de imunoterapia e radioterapia combinados.

 

"A parada é dura, tem que ter coragem", ela afirmou no ano seguinte, em respostas a fãs no Instagram de um dos filhos, João Lee. 

 

Nos meses seguintes, no entanto, o quadro dela foi piorando e em fevereiro deste ano a cantora passou por complicações

 

Pós-diagnóstico

 

Em abril de 2022, menos de um ano depois do diagnóstico, a família divulgou que ela estava curada e o câncer, em remissão.

 

Roberto de Carvalho, marido da cantora, postou nas redes sociais uma foto da rainha do rock em que ela aparece de cabelos curtinhos, o que deu início a uma enxurrada de demonstrações de carinho e solidariedade.

 

"Pessoa especial, única, sempre na frente, sempre me deu força na banda, nunca brigamos, veio pra ensinar e fazer um monte de gente feliz! Sorte minha ter trombado com você", disse o produtor Liminha, ex-baixista dos Mutantes, banda da qual a artista fez parte.

 

Ver galeria . 6 Fotos Os Mutantes, em turnê feita em 1969O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas
Os Mutantes, em turnê feita em 1969 (foto: O Cruzeiro/Arquivo Estado de Minas )
 

 

A cantora, por sua vez, preferiu manter a cautela e não comemorar a recuperação. Ela simplesmente manteve sua rotina no sítio com o marido, nos arredores de São Paulo, em meio à natureza, se dedicando à pintura, além de vez ou outra interagir com os fãs pelo Instagram e conceder entrevistas por email a jornalistas.

 

Ela completou 75 anos em dezembro de 2022. Um fã a pediu em casamento pela rede social. "Você tem dinheiro?", ela respondeu.