Intitulada Rainha do Rock, Rita Lee tratava de um câncer de pulmão desde 2021

Intitulada Rainha do Rock, Rita Lee tratava de um câncer de pulmão desde 2021

Marco Senche/Wikimedia Commons
O músico Arnaldo Baptista usou as redes sociais para realizar uma homenagem a Rita Lee, que morreu nessa segunda-feira (8/5). A intitulada Rainha do Rock tratava de um câncer de pulmão desde 2021. Com Baptista, a artista dividiu os palcos – quando integrou o grupo Os Mutantes – e a vida pessoal durante um casamento que teve início em 1968 e terminou em 1972 de forma conturbada. 
 
“Rita Lee trouxe para os Mutantes um lado circense, que envolveu humor, roupas e instrumentos que ela tocava, como o Theremin. Além de nossas parcerias, como na ‘Balada do Louco’, entre tantas outras. Descanse em Paz”, escreveu Arnaldo na legenda que acompanha uma foto da cantora tirada por Bob Wolfenson. 

 
Entre os hits do grupo – além de "Balada do louco" – estão "Minha menina", "Dom Quixote dois mil e um" e "Ando meio desligado". Inicialmente com o nome Six Sided Rockers, em 1964, o grupo passou por mudanças e, em 1966, adotou o nome Os Mutantes. Além de Arnaldo e Rita, Sérgio Dias formava o trio. 
 
Porém, o relacionamento entre a Rainha do Rock e Arnaldo foi se desgastando e rumores de traição vieram à tona. O casamento chegou ao fim em 1972, quando Rita foi expulsa pelo ex-marido. 
 
“A gente resolveu que a partir de agora você está fora dos Mutantes porque nós resolvemos seguir na linha progressiva-virtuose e você não tem calibre como instrumentista”, teria dito Arnaldo, à época, ao comunicar a expulsão, segundo versão de Rita Lee em sua autobiografia lançada em 2016. 


“Em vez de me atirar de joelhos chorando e pedindo perdão por ter nascido mulher, fiz a silenciosa elegante. Me retirei da sala em clima dramático, fiz a mala, peguei [o cachorro] Danny e adiós.”
 
Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer no pulmão esquerdo. Em abril de 2022, após tratamento contra a doença, exames indicaram não haver mais a presença do tumor. Apesar disso, a equipe da cantora informou na ocasião que ela se submeteria aos tratamentos de imunoterapia e radioterapia combinados.