Konstantin Christoff foi cirurgião-geral e cirurgião plástico, mas trocou a medicina pelo desenho e a pintura
Juarez Rodrigues/EM/DA Press/8/3/02Minas Gerais comemora o centenário de nascimento de um artista plástico singular: Konstantin Christoff, que nasceu na Bulgária e se mudou para o Brasil aos 9 anos. Morava em Montes Claros, onde morreu aos 87 anos, em 2011, depois de expor em museus e galerias no Brasil e nos Estados Unidos. O criativo Konstantin sempre chamou a atenção por seu traço original.
Detalhe do quadro "Autorretrato com minha mulher e um menino de rua em dia de feriado", que faz parte da série que chamou a atenção dos críticos
Reprodução'Konstantin exercitou as várias nuances da sensualidade, sem nunca ser vulgar. É como se um permanente ato de sedução estivesse presente em sua obra (...) Ele não embarcou em nenhum modismo. Fez arte singular. O Konstantin é Konstantin. E ponto'
Walter Sebastião, crítico de arte
Detalhe do quadro 'Nu em flor', que exibe o olhar sensualmente poético que Konstantin dedicou ao corpo feminino
ReproduçãoO crítico de arte e jornalista Walter Sebastião destaca a originalidade da obra deste mineiro que nasceu na Bulgária. Observando que sua pintura veio do desenho, Walter chama a atenção para a forma como ele abordou o nu feminino.
'Konstantin se apaixonou por facetas tortuosas, mas de forma amorosa. Trabalha com o grotesco, mas não é pejorativo'
Elvira Curty, curadora
Detalhe de obra exposta na mostra "Tudo, Konsta", em cartaz até dia 30 de junho, em Montes Claros
Luiz Ribeiro/EM/D.A PressDa Bulgária para o sertão
Cartazes de exposições de Konstantin expostos no Museu Regional do Norte de Minas
Luiz Ribeiro/EM/D.A PressServiço
Exposição "Tudo Konsta", no Museu Regional do Norte de Minas: Rua Coronel Celestino, 75, Centro, Montes Claros. Entrada: gratuita. Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

*Para comentar, faça seu login ou assine