TNT Novelas é a nova aposta de entretenimento do grupo Warner Bros. Discovery. Abrangendo toda a América Latina, o canal por assinatura foi criado para amantes dos folhetins e contará com curadoria para selecionar produções de diversos locais. No catálogo, por enquanto se destacam novelas do país que vem conquistando fãs nos últimos anos: a Turquia.
A programação entra no ar nesta segunda-feira (26/6) e será exibida 24 horas por dia – estratégia do TNT Novelas para atrair público interessado em assistir às atrações fora do horário nobre da televisão aberta. Os folhetins estarão acessíveis em diferentes momentos ao longo do dia.
País de noveleiros
Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo da Warner Bros. Discovery, explica que o novo canal é fruto da constatação de que novela é gênero muito enraizado na cultura brasileira e da América Latina. Apesar da crescente oferta de filmes, séries, plataformas de streaming e de diversas possibilidades de entretenimento, as pessoas continuam assistindo fielmente aos folhetins.
O crítico de TV e pesquisador Nilson Xavier, concorda. Criador do site Teledramaturgia, ele afirma que prova disso é o fato de a novela das nove da Globo concentrar a maior audiência da televisão aberta brasileira desde a década de 1970.
Na opinião do especialista, o gênero se mantém pelo mesmo motivo que sustenta o cinema e as séries: o público é apaixonado por narrativas ficcionais.
“A telenovela passou por um processo de industrialização no Brasil. Por meio de uma emissora poderosa, encontrou todos os subsídios necessários para prosperar. Isso acabou caindo como uma luva para a população na época em que a TV aberta era o único meio de entretenimento. De lá para cá, esse hábito foi passado de geração para geração, e é por isso que a novela se perpetua”, afirma Nilson Xavier.
Vários fatores contribuem para a relevância da telenovela no Brasil. Ela espelha hábitos e a cultura do país, gera tendências de consumo e, mais recentemente, passou a abordar temas importantes da pauta dos debates públicos.
Mônica Pimentel afirma que a longevidade dos folhetins é comprovada por números. “Pesquisas internas apontam que a audiência mundial das novelas, hoje, está em torno de 2 bilhões de pessoas. Ou seja, uma a cada quatro pessoas no mundo consome e se declara consumidor de telenovelas. É um alcance extremamente significativo”, ressalta.
Três elementos nortearam a curadoria da TNT para a escolha dos títulos de seu catálogo de produções turcas. A equipe mirou nas novelas de maior sucesso; selecionou as produções mais universais, que tratam de temas menos locais; e priorizou histórias mais contemporâneas.
Narrando histórias de uma cultura muito diferente da brasileira, as novelas turcas se tornaram um fenômeno. A Turquia é a indústria televisiva com a segunda maior audiência do mundo, superando produtores tradicionais como o México e o próprio Brasil. A liderança é ocupada pelos Estados Unidos.
Band abriu o caminho
De acordo com o governo turco, a atividade rende US$ 180 milhões por ano ao país e tem impacto considerável no crescimento do turismo local.
O amor dos brasileiros por melodramas turcos começou em 2015, quando a Band passou a exibir “As mil e uma noites” e “Fatmagul”. A partir daí, o número de fãs aumentou exponencialmente.
A maioria do público é formada por mulheres. Telespectadoras passaram a formar grupos no Facebook e Telegram para compartilhar e assistir a episódios de atrações até então não oferecidas por canais ou plataformas. Para se ter uma ideia, 100 mil pessoas, via Telegram, assistiram à novela “Emanet”.
Este mercado “aquecido” atraiu a atenção do Globoplay e Netflix, entre outras plataformas, que passaram a exibir produções da Turquia.
'Pesquisas internas apontam que a audiência mundial das novelas, hoje, está em torno de 2 bilhões de pessoas. Ou seja, uma a cada quatro pessoas no mundo consome e se declara consumidor de telenovelas'
Mônica Pimentel, executiva da Warner Bros. Discovery
De acordo com a vice-presidente de conteúdo da Warner Bros. Discovery, um dos fatores que contribuem para a aceitação dos folhetins turcos é o alto investimento nessas produções e os turistas que elas atraem para o país.
“São novelas extremamente bem produzidas, com alta qualidade técnica e narrativa. Elas também apresentam cenários incríveis, que acabam atraindo o público para conhecer esses lugares”, comenta Mônica Pimentel.
Sexo e nudez sob censura
As novelas são afetadas pela censura imposta pelo governo turco, que proíbe cenas eróticas e de nudez. Beijos são raros. Os roteiros geralmente trazem narrativas clássicas sobre conflitos amorosos e familiares em tramas que se desenrolam lentamente.
Por enquanto, a Turquia monopoliza a programação do TNT Novelas. Em agosto, deve ser exibida a brasileira “Os dez mandamentos”, da Record, que estreou há oito anos.
Novelas, séries e filmes buscam agora retratar evangélicos sem apelar para estereótipos
A proprietária do canal TNT Novelas informa que pretende expandir seu catálogo, oferecendo atrações produzidas em outros países e investindo também em conteúdos locais.
No caso do Brasil, vem aí “Beleza fatal”, prevista para 2024, produção da HBO Max, que pertence ao complexo Warner Bros. Discovery. Estrelada por Camila Pitanga e Murilo Rosa, o início das gravações está previsto para o segundo semestre.
TNT NOVELAS
Estreia na noite de segunda-feira (26/6) para assinantes de TV a cabo.
ATRAÇÕES
“AMOR SEM FIM”
A vida de Kemal, um jovem humilde, vira de ponta-cabeça quando ele conhece Nihan, moça glamourosa de família rica. Apesar de serem de mundos radicalmente diferentes, os dois podem encontrar o verdadeiro amor. Em 2017, o folhetim ganhou o prêmio Emmy na categoria melhor telenovela, derrotando duas produções da Globo (“Velho Chico” e “Totalmente demais”) e a canadense “30 vies”.
“ILUDIDA”
A médica Asya, de 37 anos, é vice-diretora de um hospital da cidade de Tekirdag. Tem carreira profissional de sucesso e leva uma vida tranquila ao lado do marido, Volkan, e do filho Ali. O mundo dos sonhos – trabalho perfeito, a casa linda e a família feliz – começa a ruir quando Asya descobre verdadeira rede de mentiras em torno dela.
“MEU LAR, MEU DESTINO”
A vida da jovem Zeynep dá uma guinada quando ela se vê dividida entre a família em que nasceu e aquela que o destino colocou em seu caminho.
“SERÁ ISSO AMOR?”
Eda mora com a tia e trabalha na floricultura da família. Sonha em estudar e ter carreira promissora, mas não conseguiu concluir a graduação na faculdade de arquitetura paisagística devido a Serkan Bolat, o herdeiro que cancelou a bolsa de estudos dela. Quando Serkan faz uma palestra, Eda protesta do lado de fora da universidade. Uma série de confusões faz com que os dois terminem juntos e algemados. Inicialmente ela o odeia, mas a mídia, equivocadamente, os vê como um casal.
“UM MILAGRE”
Adaptação da famosa série “The good doctor”, a trama acompanha Ali Vefa, jovem que sempre sonhou em ser médico. Apesar de ter a rara Síndrome do Sábio, Ali conseguiu concluir a faculdade. Para se especializar, ele deixa sua pequena cidade e viaja para Istambul, onde vai trabalhar como residente no departamento cirúrgico de um grande hospital.
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria
*Para comentar, faça seu login ou assine