Bruna Kalil Othero conversa com os leitores sobre seu romance de estreia – “O presidente pornô” (Companhia das Letras) –, nesta terça-feira (15/8), a partir das 19h30, na sede da Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1.466, Lourdes). Com mediação de Jacyntho Lins Brandão, presidente da AML, o evento integra a série “Livro do mês”.




 
“Um romance hilário, ousado e diferente. Parece invenção, mas é (quase) tudo nossa história”. Assim a escritora define seu novo livro. A mineira, de 27 anos, transita entre ficção e realidade para abordar a trajetória republicana do Brasil.

No livro, na pátria Plazil, Bráulio Garrazazuis Bestianelli elegeu-se presidente. Nesse misto de ficção histórica e pornochanchada política, o leitor acompanha a trajetória do protagonista desde a infância até a instauração de uma ditadura autoproclamada.
 
Para construir Bráulio, Bruna mergulhou na história do país e pinçou características de todos os homens que ocuparam a Presidência da República. Porém, o que acontece entre quatro paredes ficou por conta dela.




 
• Leia também: Bruna Kalil Othero explica por que escreveu 'O presidente pornô' 
 

Com humor e inventividade, Bruma convida o leitor a olhar para o passado para perceber o que constitui o Brasil de hoje. O livro é repleto de referências, que vão de Machado de Assis, Hilda Hilst e Nelson Rodrigues a memes da internet.

 

“Pensar nos políticos entre quatro paredes possibilita a nós, cidadãos, termos outra perspectiva acerca da política, e a metáfora erótica pode ser muito poderosa para discutir os bastidores do poder. A verdadeira obscenidade, a política, ninguém toca nisso", diz Bruna. O evento tem entrada gratuita.

compartilhe