A Globo anunciou nesta terça-feira (29/8) mudança no comando de seu jornalismo em 2024. A partir de janeiro, Ricardo Villela será o novo diretor-geral de Jornalismo da empresa. Até então diretor-executivo da área, Villela sucederá Ali Kamel, que passará a ocupar a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho.
Kamel comanda o jornalismo da Globo desde 2009. Segundo a emissora, a movimentação atende ao desejo dele de deixar as funções executivas e as atividades diárias depois de 34 anos no Grupo Globo. O pedido de Kamel, segundo carta escrita por Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo, ocorreu no ano passado.
Ricardo Villela foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do “Jornal da Globo”, coordenou o “Jornal Nacional”, chefiou a redação de São Paulo, dirigiu a redação de Brasília e ocupava, há dois anos, a diretoria-executiva de Jornalismo. Foi ele quem cuidou mais de perto das demissões que ocorreram entre abril e maio no setor de jornalismo da empresa. Será substituído por Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews. Vinícius Menezes, hoje diretor de jornalismo no Rio de Janeiro, assumirá o comando do canal de notícias.